22 de janeiro de 2007

Novo Gnome Control Center no Ubuntu Feisty Fawn

Uma das novidades do Gnome 2.18 que virá instalado no Ubuntu Feisty Fawn é a presença do novo Gnome Control Center. Na minha opinião existe uma melhora significativa com o remodelado centro de controle do Gnome, porém há pontos fracos também.

O primeiro ponto que eu quero destacar é a melhora na organização dos painéis do Gnome, o que deu um ar de simplicidade (viva ao Gnome!) ainda maior.

Antes:

Depois:O segundo ponto para mim não veio para ajudar, mas parece um mal necessário para o ganho de várias outras vantagens.

Com o Gnome Control Center se tornando uma aplicação o número de cliques que você precisará realizar para chegar ao aplicativo de configuração deve aumentar. Isso parece besteira, entretanto se você por algum motivo precisar repetidas vezes acessar uma certa configuração, o modelo anterior parecerá mais eficaz.

Agora conheçam a cara do novo centro de controle, já existiam versões para baixar, mas nada incorporado no próprio Ubuntu.

Ficou bem bonito é verdade e o melhor é que além do visual o aplicativo tem uns recursos interessantes.

O que merece destaque principal e que para mim é o quarto ponto a ser destacado é o campo "filter". Várias vezes você deve ter passado os olhos e/ou o mouse pelo menu de configuração do antigo Gnome duas, três, quatro ou até mais vezes para encontrar a opção desejada. Com o recurso de filtro tudo isso vai ser facilitado. Se você quer procurar pelas opções do teclado e não está achando rapidamente o que quer é só ir lá no campo "filter" e escrever "teclado". Veja a próxima imagem para enteder melhor.


Eu particularmente gostei muito do Gnome Control Center, é um avanço para o Gnome. As vezes eu acho que faltam softwares e algumas funcionalidades básicas no gerenciador de janelas, mas ele está evoluindo muito bem e sempre apoiado na sua filosofia de simplicidade.

3 comentários:

  1. muito massa mano
    acho q o ubuntu vai revolucionar muito muito

    ResponderExcluir
  2. "As vezes eu acho que faltam softwares e algumas funcionalidades básicas no gerenciador de janelas, mas ele está evoluindo muito bem e sempre apoiado na sua filosofia de simplicidade."

    É verdade. Isso é porque tá faltando desenvolvedor, enquanto que o número de usuários, principalmente novatos no Linux, e com outras necessidades, tem subido exponencialmente.

    Antigamente os pŕoprios usuários implementavam os recursos. Hoje em dia os usuários só pedem "seria legal X coisa". :P

    Esse painel faz um tempo que está cozinhando já. Mas quando sair vai ser nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, as pessoas deveriam pensar mais em como solucionar um problema do que apenas pedir uma solução. Provavelmente isso ocorre devido ao perfil dos novos usuários que muitas vezes não são desenvolvedores.

    Falando nisso, em breve eu espero está postando aqui no yLog uma iniciativa minha com um recurso simples, mas que eu realmente sinto falta. Mistério! :P

    ResponderExcluir