15 de janeiro de 2007

Fazendo backup do seu site hospedado no novo Blogger

Eu já li algumas vezes sobre falhas no Blogger nas quais os usuários tinham seus blogs apagados ou hackers invadiam sua página, coisas terríveis que eu espero que não aconteça com ninguém. Como não pretendo ainda ter um host próprio, eu resolvi me prevenir fazendo backup do meu blog.

Esse tutorial será útil tanto para usuário de Linux como de Windows, o Httrack, programa que vamos utilizar, existe para os 2 sistemas operacionais. Para instalar no Ubuntu digite sudo apt-get install httrack no terminal.

Os próximos passos foram testados por mim no Ubuntu, em outras distribuições os passos deverão ser os mesmo e no Windows eu também acredito que sejam bem parecidos.
  1. Abra o terminal e digite httrack para iniciar o programa.
  2. Digite o nome do projeto quando aparecer "Enter project name"
  3. Agora digite o diretório que você deseja salvar o site, por exemplo, /home/ylog/meusite
  4. Quando aparecer a mensagem "Enter URLs", faça o que ele pede, digite a URL.
  5. O próximo passa tem várias opções para você escolher, no nosso caso escolha a opção 1.
  6. Para o proxy não precisa digitar nada, apenas tecle enter, a não ser que você queira usar um proxy.
  7. No próximo campo também não é necessário digitar nada, tecle enter.
  8. Agora você precisa digitar o seguinte: -*/*search* -*/*widget*, assim mesmo separado por um espaço em branco, isso vai agilizar muito o tempo de backup e não vai baixar coisas desnecessárias.
  9. Tecle Y para confirmar
  10. Espere :D
Feito isso você terá um cópia de todo o seu site no computador e assim poderá dormir sossegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário