10 de janeiro de 2007

VIM IDE - configurando o navegador de arquivos

Um dos editores mais antigos para linux também pode ser sua ferramenta para programação, muitas pessoas usam ele e garantem que não há nada melhor se falando em editores de texto (talvez o Textmate cale alguns). As duas principais dificuldades para usar o VIM são os seus atalhos nada convencionais e a necessidade de fazer várias configurações para ele atender todas as suas necessidades.

Como o VIM é altamente customizável é muito difícil mostrar todas as configurações utilizadas, muitas vezes o que é bom pra mim não é para você. Nesse post eu vou mostrar como configurar o navegador de arquivos no VIM. Nada melhor do que ter aquela lista de arquivos do lado do seu código, pois quanto menos esforço com bobagem melhor.

O VIM já vem com um navegador de arquivos embutido, porém os recursos oferecidos não atendem as exigências de várias pessoas. Para ter um navegador de arquivos melhor vamos usar o script VTreeExplorer. Faça o download dele e o próximo passo será sua instalação.

Descompacte baixado o arquivo e copie as pastas "doc" e "plugin" para o diretório "~/.vim". Pronto já está instalado! Para testar é só abrir o VIM, digitar :VSTreeExplore e enter.

Xii, dividiu a tela no meio, os arquivos estão fora de ordem, que bagunça!

Calma, agora é que vem a "mágica". Vamos configurar o VTreeExplorer, o VIM é assim 1001 possibilidades, você tem que configurar como gosta. Eu não concordo muito com essa idéia deles, mas o poder por trás do editor é muito grande.

Os passos descritos agora vão fazer com que o comando :VSTreeExplorer divida a tela verticalmente e liste os arquivos do lado esquerdo.

Primeiro abra o arquivo ~/.vimrc, o arquivo de configuração do VIM. Agora você precisa adicionar as seguintes linhas ao arquivo:
let treeExplVertical=1
let treeExplDirSort=1
Feche e abra o VIM para aplicar as alterações e agora digite novamente :VSTreeExplorer para ver o resultado.

Oba agora eu gostei ficou muito bom!

Para finalizar vou ensinar alguns atalhos úteis na utilização do navegador de arquivos. O primeiro deles é o atalho "a", ao teclar a letra "a" o navegador alternará entre mostrar ou não os arquivos ocultos. O segundo é o atalho "C" (shift-c), coloque o cursor em cima de um diretório e tecle shift-c, com isso o VTreeExplorer começará a listar os arquivos do diretório no qual o cursor estava posicionado. O último deles é o "?", sua função é mostrar um simples help que traz uma pequena lista com os atalhos que você pode usar. Pintou uma dúvida? Esqueceu um atalho? Tecle "?" no buffer do navegador de arquivos.

Espero ter ajudado quem precisava dessa funcionalidade e não sabia o que usar, e também espero ter desmistificado um pouco o VIM. O maior segredo, mesmo que pareça chato, é o help do plugin. A primeira vez que eu usei o VTreeExplorer também não gostei, mas aí eu fui vendo que ele era utilizado por outras pessoas e acabei resolvendo ler o seu help. Várias dúvidas foram sanadas e hoje posso guiar de uma forma mais amigável que está em dúvida.

Um comentário:

  1. Estou usando o plugin NEERDtree que tem o mesmo proósito, inclusive achei ele mais completo, fiz uma postagem no meu blog sobre o bicho:

    http://vivaotux.blogspot.com/2008/12/nova-verso-do-plugin-neerd-tree-para-o.html

    ResponderExcluir