16 de setembro de 2006

Convertendo .avi para dvd usando o Avidemux

Eu escrevi esse simples tutorial há algum tempo, mas até hoje ainda continuo usando essa bela ferramenta chamada avidemux.
Quem nunca quis transformar aqueles seus vídeos em alta qualidade para assistir no seu aparelho de dvd numa televisão bem maior que seu monitor? Por causa disso fiz esse tutorial explicando como usar o avidemux, uma ferramenta poderosa e que pra mim bate qualquer outra do windows que eu conheça.
Converter vídeos .avi para mpeg2 (formato do dvd) é muito fácil com o Avidemux. Se estiver usando o Ubuntu você pode encontrar ele pelo Synaptic.
Abra o programa, clique em open e escolha o vídeo que você deseja converter. Se for detectado o audio no formato mp3 o programa perguntará se você quer construir o Time Map para o audio e o vídeo poderem ficar sincronizados. Clique em Build Time Map para o mapa ser construído. O Avidemux também pode detectar o Bitstream compactado (Packed Bitstream), clique em Yes para descompacta-lo. Depois disso o vídeo será aberto no programa. Agora vá no menu Auto>DVD e escolha as opcões de acordo com seu vídeo. Com isso o Avidemux configurará muita coisa necessária para converter de avi para dvd automaticamente, nós precisamos fazer apenas alguns ajustes. Do lado esquerdo do programa na parte de Audio clique em Filters e depois marque a opção normalize. Agora ainda do lado esquerdo só que na parte de Vídeo clique em Configure, em Encoding Type selecione Two Pass, e logo abaixo você pode selecionar com quantos megas você quer que o vídeo tenha (Lembre-se que o tamanho total do arquivo é a soma do vídeo + o audio, o avidemux tem uma calculadora que pode ajudar nessas contas).
Você pode salvar o projeto, para não ter que fazer tudo isso novamente, vá no menu File>Save Project. E finalmente vamos salvar o vídeo no novo formato, cliquem em File>Save>Save Video. Agora é só esperar, dependendo do tamanho do vídeo o processo pode levar algumas horas, mas mesmo assim eu garanto que é mais rápido que muitos programas do windows, até hoje não conheço nenhum mais veloz que o avidemux.

Um comentário:

  1. Pwwwww...... falo uma verdade, até agora nao vi um programa equivalente ao avidemux para o windows, muito show, tem muitas os cheio de personalização e rapido pra converter, e sem falar na qualidade neh, muito boa por sinal, dou nota 100 pra ele, pra que não consegue utiliza-lo por completo, ou prefere algo mais simples, recomendo FormatFactory do Windows(roda no linux graças ao wine), Bom acho que se for fala todas as qualidades do programa vo fica aqui por horas ^^..

    Abraços...

    ResponderExcluir