28 de setembro de 2006

Formatos proprietários no Ubuntu

A grande maioria das perguntas dos novos usuários do Ubuntu estão relacionadas ao suporte aos formatos proprietários que não são instalados por padrão. Como instalar o flash? Como ver videos .wmv? Como rodar java no navegador? Essas são uma das perguntas que eu mais vejo no #ubuntu-br.

A resposta para todos esses problemas estão reunidas em um só local, uma ótima idéia do pessoal que cuida dos wikis. O link wiki.ubuntubrasil.org/FormatosProprietarios é um guia completo para acabar com todo o mistério de que certas coisas não funcionam no Ubuntu. Na verdade elas não vem instaladas por causa de restrições de patentes e copyrights.

Usem o guia a vontade e sempre procurem respostas no fórum, no wiki e até mesmo no help (Sistema>Ajuda>Documentação do Sistema) antes de sair perguntando no IRC e no fórum. Muitos dos problemas que você poderá ter alguém já deve ter tido, perguntado a solução e recebido ajuda, então um grande número de respostas estão contidas nesses 3 locais citados. Dessa forma você deixa o fórum um pouco mais enxuto, não precisa esperar pela resposta e ninguém precisa responder novamente algo que já foi solucionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário