23 de dezembro de 2006

Autorando DVDs no Linux

Durante muito tempo eu procurei uma ferramenta para criação de DVDs com menus, legendas, edição de capítulos e outras coisinhas que funcionasse no Linux. Eu nunca tinha encontrado um bom o suficiente para fazer um tutorial realmente interessante para quem precisa de um aplicativo assim.

O ManDVD é um programa que usa bibliotecas do KDE, mas que pode ser usado normalmente no Gnome, que tem muitos recursos para uma autoração de qualidade de um DVD. Faça o download do ManDVD aqui: http://kde-apps.org/content/show.php?content=38347. Depois disso instale o programa de acordo com sua distribuição e execute-o.

Ao abrir o ManDVD uma janela aparecerá (figura 1), nela você pode escolher começar um novo projeto ou carregar um já existente. No nosso caso vamos começar um projeto novo. Escolha uma pasta de destino (destination folder) onde o programa irá criar arquivos temporários para criação do DVD e onde ele criará o resultado final. Aconselho que você crie uma nova pasta. No campo Standard coloque NTSC e no campo size escolha a resolução 720x480. Para finalizar confirme.

Screenshot do ManDVD
(Figura 1)


Agora precisamos adicionar o(s) vídeo(s) ao nosso DVD. Para isso clique em "Add a video to your project" que fica no menu lateral. Uma nova janela será aberta (figura 2) e nela você poderá escolher se quer que o vídeo seja representado no menu por uma imagem ou por um texto. Se você não escolher nenhuma imagem o vídeo aparecerá no menu com o nome definido no campo "video title". Há varias maneiras de selecionar a imagem, uma é importando uma imagem do seu computador e outra é capturando do próprio vídeo (botão extract an image from the video). Depois de tudo escolhido clique em OK.

Screenshot do ManDVD
(Figura 2)


Após o vídeo ser adicionado você pode definir os capítulos e/ou adicionar legenda. Para fazer isso use os botões "Define chapters" e "Subtitle management" respectivamente.

Escolha quantos vídeos desejar e sempre fique de olho no campo "Total file size" lá embaixo do programa que informa a o tamanho total ocupado pelos arquivos.

Quando tudo estiver pronto clique em Next.

O próximo passo é o início da criação do menu (figura 3). Você pode selecionar uma imagem, um vídeo ou apenas uma cor para o background. Para isso use novamente o menu lateral. Escolhido o fundo do seu menu agora você precisa escolher a fonte usada no menu e as cores usadas nele. Ainda existe a possibilidade de adicionar uma música ao menu. Todas essas opções estão no menu lateral.

Screenshot do ManDVD
(Figura 3)


Chegou a hora da criação do menu (figura 4), clique no nome do vídeo que será adicionado ao menu e depois clique em "add video to the menu", mova a imagem/texto e posicione onde você desejar. Quando tudo estiver pronto clique em Next.

Screenshot do ManDVD
(Figura 4)


Finalmente chegamos na última tela. Primeiramente cliquem no botão "Options" lá embaixo. Na janela que será aberta (figura 5) você poderá definir a fonte da legenda, o bitrate do vídeo, etc.

Screenshot do ManDVD
(Figura 5)


Se você por acaso esqueceu alguma coisa, ou deseja fazer alguma alteração sinta-se a vontade para voltar "Previous" e fazer as devidas modificações. Antes de iniciar a criação do DVD você pode escolher a prioridade de execução, se você vai continuar usando o computador eu aconselho baixar a prioridade pra metade ou até menos, se não você pode deixar no máximo. Quando tudo estiver pronto clique em Generate DVD structure.

Esse processo pode demorar um pouco. Depois de finalizado o ManDVD lhe dar as opções de gravar o DVD com o K3b, gravar a partir do próprio programa ou criar criar uma imagem ISO. Se você não tiver o k3b insalado a segunda ou terceira opção é a melhor. Ainda há a possibilidade de gravar normalmente o DVD com os arquivos da pasta DVD criada dentro da pasta de destino que foi setada no início de todo o processo.

Eu não abordei todos os detalhes do ManDVD nesse tutorial, porém seguindo ele você já consegue fazer uma boa autoração de um DVD, em breve eu darei mais dicas para uma edição mais avançada.

Esse tutorial fica de presente de Natal para todos os leitores do blog :D

11 comentários:

  1. Excelente review!
    Esse era um dos programas que eu sempre procurei no linux!

    O único "problema" é que é KDE ... blearg! Na hora que me livro do amaroK entra o manDVD heheheh .. :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns muito legal !!!

    Estou precisando de uma ajuda... baixei uns vídeos no youtube e estava tentando usar o Mandvd para criar o DVD.

    Os arquivos estão em formato .avi, sigo todos os paços do seu tutorial mas quando termina todo o processo e clico para ver o resultado a imagem fica perfeita mas o som fica só um "barulho" como se fosse um rádio mal sintonizado... será que tem alguma coisa faltando ???
    Valeu Yuri !!

    ResponderExcluir
  3. Os vídeos do Youtube não têm uma qualidade considerável para ser transformado em DVD, não sei se é isso, mas é uma possibilidade.

    Se puder, tente transformar outro vídeo, um de qualidade melhor, se o erro permanecer vamos pesquisar para ver se resolvemos o problema.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ontem gerei um dvd apartir de um avi grande de um fime que baixei na internet, mas ao colocar no meu DVD player SONY ele disse que o DVD não pode ser lido, alguem sabe o que pode ser? Vou emprestar o DVD para uma amiga ver se lê ou é o meu aparelho. Assinalo que usei já o ConvertX to DVD do Ruindows e consegui ver o video que fiz com legendas e tudo mais.
    Abração!
    Luis - lucapemi@msn.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Yuri, muito obrigado por este excelente e completo tutorial.
    Cumprimentos ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Qual a melhor fonte para adicionar legendas no mandvd? A fonte que ele usa por default deixa a legenda muito pequena e as que .ttf que testei ficam aburdamente grandes.

    ResponderExcluir
  7. Taty, eu sei que o ManDVD usa as fontes do mplayer para gerar as legendas, talvez se vc instalar o pacote mplayer-fonts o seu problema seja resolvido.

    ResponderExcluir
  8. Olá ,
    instalei a versão 2.4.1 no ubuntu feisty e a minha surpresa foi que ele só deixa adicionar 20 vídeos de cada vez.
    Sabe onde alterar esta limitaçao?

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Há tempos que venho tentando usar o mandvd, já estudei muito sobre os processo de criação de DVD, SIGO todos os passos a risca do tutorial, mas na hora de gerar o DVD, nada acontece, eu tenho o K3B, instalado e tudo mais, minha distribuiçao é linux. Estamos desesperados a procura de um Editor de vídeo que realmente funcione. Se alguém puder nos ajudar. Seremos eternamente gratos. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Muito Bom este tutorial.
    Sempre quiz usar linux e tomoei verginha na cara, já instalei varias distros, e me viciei neste sistema operacional superior ao Windows (para não usar aquele apelido maldoso).
    Usei Kurumim, Mandriva (o velho Mandrake), Ubuntu Gnome (muito completo), e finalmente conheci a minha paixão completa ; o BIGLINUX, tive muito receio pelo o estranho nome, mas utilizando eu entendi o porque da associação á este SO, hoje não vivo sem , gosto dos SO baseados no Debian como o ubuntu !!!

    Enfim;
    Não utilizava Linux pela preoculpação de programas, conversores , etc
    Mas há programas muito bons e superiores !!!

    Parabens pelo post, e vamos seguir na divulgação dos Open Source como o LINUX !!!

    ResponderExcluir
  11. Ola..............sou neofito nisso tudo....esse programa rodo no XP obrigada...........Muito bom esse tutorial

    ResponderExcluir