O título desse post é apenas uma brincadeira, mas representa bem um dos primeiros resultados dessa polêmica parceria.
A Novell anunciou nesse segunda-feira que está trabalhando em um projeto que tem como objetivo fazer com que o Open Office suporte arquivos Microsoft Open XML, formato de arquivo do novo Office da MS.
Muitos criticaram ferozmente a parceria Microsoft-Novell, porém uma coisa é certa, mesmo desconfiando das ações da empresa de Bill Gates não podemos negar que o usuário final será amplamente beneficiado com esse projeto. Imaginem uma pessoa que esteja migrando de sistema e encontra suporte total aos textos, planilhas e apresentações que ela já tinha produzido, ou ainda imaginem aquele documento importantíssimo que só existe em formato Word e você é usuário fiel do Linux.
As interrogações continuam a respeito de tal acordo, temos que esperar para ver o que acontece. Se continuar assim com projetos que beneficiem ambos os lados não temos muito o que reclamar.
Existe um formato que é standard, ODF, e é esse que tem sido adoptado por instituições governamentais, empresas, etc. A Novell apenas permite que o utilizador possa continuar a ficar aprisionado a outro formato proprietário da Microsoft.
ResponderExcluirO que aparenta ser uma vantagem, não o é!