29 de dezembro de 2006

Gedit IDE

O editor de texto padrão do ambiente Gnome ultimamente vem se tornando algo mais. Com a inclusão do suporte a plugins escritos em Python uma grande quantidade de recursos foram adicionados ao Gedit, o que vem possibilitando um crescimento do mesmo.

Para apresentar algum desses recursos que estão tornando o simples editor é uma ferramenta poderosa para os programadores eu criei um screencast mostrando alguns recursos interessantes, entre eles temos os famosos snippets, temos também um class browser e ainda um terminal embutido no editor.

Com a nova versão do Gtksourceview o Gedit deve ganhar ainda mais força e dessa forma teremos um editor interessantíssimo como padrão do Gnome.

Se você ficou curioso para saber como gravar seus screencasts vejam esse post que fala sobre o programa record my desktop.

2 comentários:

  1. Muito legal o vídeo.
    Eu já estou usando o Gedit como ide a um bom tempo. Até ja escrevi sobre isso: http://www.eltonminetto.net/gedit-ambiente-de-programacao.htm
    Quais plugins vc está usando?
    Eu gostei tmb das fontes que vc está usando no desktop e no Gedit. Pode dizer quais são?
    Parabéns novamente pelo vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Gedit é realmente um ótimo editor, estou usando ele e o scribes a algum tempo.

    ResponderExcluir