8 de dezembro de 2006

Novos recursos do Gtksourceview

"GtkSourceView é um widget de texto que estende o widget padrão de texto do gtk+ 2.x

Ele melhora o widget de texto do gtk+ 2.x implementando realce de sintaxe e outros recursos típicos de um editor de código

Ele faz parte do GNOME Desktop Environment e é usado atualmente pelo gedit, MonoDevelop, Glimmer e vários outros projetos" (Tradução do texto da página do GtkSourceView)

Quem costuma usar editores de texto no gnome já deve ter utilizado o GtkSourceView, programas como o gedit e scribes utilizam ele, logo as novas atualizações do widget de texto deve influenciar diretamente nesses editores, principalmente no gedit.

Os novos recursos da próxima versão do GtkSourceView segundo o seu wiki são as seguintes:

Possíveis melhorias no gerenciador de "undos". Essa parte os desenvolvedores ainda parecem está discutindo sobre o que vão fazer, mas podemos esperar melhoras.

Code Folding. Finalmente teremos esse recurso, já era hora. A boa notícia é que isso já está implementado e só estão esperando um revisão.

Nova engine de realce de sintaxe. Essa nova engine vai suportar estruturas mais complexas como o suporte a linguagens misturadas, por exemplo RHTML que deve ter tanto sintaxe de Ruby quanto de HTML. As definições para o realce das diferentes sintaxes serão feitas através de um arquivo XML, para mais informações clique aqui.

Colorir linhas únicas. Eu não entendi muito bem o real uso desse recurso, não há explicação suficiente no site, mas basicamente ele permitirá colorir linhas inteiras individualmente.

Mostrar tags do documento na margem direita. Quem usa o Eclipse já deve ter visto uns retângulos que ficam ao lado do documento que mostram informações importantes como erros de sintaxe, CVS diffs, etc. No caso do GtkSourceView esse recursos será usado para mostrar informações sobre os resultados encontrados em uma pesquisa e para mostrar os bookmarks do texto. Essa será uma ótima novidade que facilitará muito a navegação pelo documento que está sendo editado.

Melhorias na navegação usando o teclado. Alguns atalhos devem ser adicionados para melhorar esse quesito, como por exemplo atalhos para mover linhas, navegar pelo documento sem mover o cursor, etc.

Eu estou ansioso para ver o novo gedit com esses recursos todos, o simples editor de texto está cada vez ficando com mais cara de IDE. O problema é que o gnome vai acabar ficando sem um editor leve padrão, bem que poderiam lançar uma versão light da gedit.

Um comentário:

  1. Estão mesmo ficando com cara de IDE, mas o Scribes veio para manter a simplicidade! ;)
    Ah, ótima notícia essas :D

    ResponderExcluir