11 de setembro de 2006

Gobby - editor de texto colaborativo

“Gobby é um editor de texto colaborativo livre que suporta múltiplos documentos em uma sessão e um chat multi-usuário. Ele roda no Microsoft Windows, Mac OS X, Linux e outras plataformas Unix.”

O programa já existe há alguns meses, pelo que eu vi no repositório svn, mas só conheci ele ontem. A sua utilidade é bem grande, principalmente no mundo opensource onde muitas vezes os desenvolvedores estão bem distantes fisicamente. Além de seus vários recursos como chat, realce de sintaxe, suporte há vários usuários e vários documentos, entre outros, o mais interessante do Gobby é a possibilidade de uma interação em tempo real, como se os programadores estivessem lado a lado.

A intenção não é fazer um review do programa mas apenas mostrar que temos ferramentas poderosas em nossas mãos (apt-get install gobby :P). Como eu não a conhecia outras pessoas podem também não conhecer e nada como fazer “propaganda” de um aplicativo opensource de qualidade e muito útil. Como não podia esquecer, o página do Gobby é: http://gobby.0×539.de e para mais detalhes a respeito do Gobby no Ubuntu vejam o wiki: http://wiki.ubuntubrasil.org/Programas/Gobby

Nenhum comentário:

Postar um comentário