2 de janeiro de 2007

Gedit IDE (parte 2)

Para complementar o post passado sobre o Gedit resolvi dar detalhes de como deixar seu editor do jeito do vídeo, quais plugins instalar e como usá-los.

Plugins utilizados

Advanced Editing: Esse plugin não aparece no vídeo, mas eu tenho certeza que ele vai ser muito útil em qualquer edição de texto. Com ele você terá os seguintes recursos adicionados:
  • Deletar caractere
  • Deletar caractere anterior
  • Deletar palavra
  • Deletar palavra anterior
  • Deletar até o fim da linha
  • Deletar linha
  • Remover espaços em branco
  • Reduzir espaços em branco
Para utilizar melhor esses novos comandos eu recomendo a criação de atalhos, pois você não querer abrir o menu toda vez que quiser executar alguma dessas operações (ou vai?), para criar esse atalhos abra o terminal e digite "gnome-ui-properties". Uma janela se abrirá, nela marque a opção "Atalho de menu editável". Agora você já pode setar atalhos para qualquer entrada do menu de um aplicativo do gnome, para isso deixe o mouse em cima da opção do menu e tecle o atalho desejado.

Auto Completion

Esse plugin é bastante útil e prático, ele completa palavras com a tecla TAB no mesmo estilo do terminal do Linux. Esse recurso é praticamente fundamental para os editores de textos com foco na programação.

Bracket Completion

Outro importante plugin para agilizar a edição de arquivos. Com ele parênteses, colchetes e chaves são fechados automaticamente. Nada de deixar acontecer erros por falta de algum bracket fechado.

Class Browser


Esse plugin vocês viram bem no vídeo. Com ele instalado um painel lateral é adicionado ao gedit, onde é mostrado informações sobre classes e métodos do seu programa.

Code Comment

Comenta e descomenta trechos do código através de dois atalhos, ctrl+m e ctrl+shift+m respectivamente.

File Browser

Esse era um dos plugins que os usuários mais desejavam, um navegador de arquivos na barra lateral do editor. Super útil para quem alterna muito entre os arquivos durante um projeto.

Terminal

Nada como ter um terminal facilmente acessível, com esse plugin você não vai precisar abrir mais um programa (terminal) para executar alguma operação necessária.

Snippets (Trechos)

Esse é o plugin que eu mais gosto, ele imita os recursos dos snippets do editor Textmate, se você gastar um pouco de tempo configurando ele para atender suas necessidades eu tenho certeza que essa será uma ferramenta indispensável para edição dos seus códigos.

Com todos esses plugins instalados o seu gedit ficará com a maior cara de IDE. É díficil substituir IDEs mais consagradas como o Eclipse, porém o gedit aos poucos vai se aproximando bem da maioria dos editores para programação que existem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário