5 de janeiro de 2007

Manipulando os cliques

Eu vi esse teste sobre direcionamento de cliques no site Veja Isso e logo associei as mirabolantes técnicas que existem por aí para ganhar dinheiro com o Adsense. Se o teste for feito rapidamente no final você notará o quanto as imagens podem influenciar você a clicar em um lugar específico. Talvez seja por isso que o Google condenou quem usava um artifício que era colocar certas imagens próximas dos anúncios do Adsense.

É bem interessante ver como nós somos manipulados facilmente, mesmo sabendo que é um teste você se sente atraído a clicar em certas posições. Provavelmente técnicas desse tipo são usadas para direcionar o usuário a certas áreas de uma página ou mesmo atrair a atenção em um anúncio qualquer.

O maior problema de tudo isso é quando a ganância por cliques fica maior do que o interesse em produzir conteúdo de qualidade. Falar de Adsense atrai vários leitores, mas 99% das vezes você encontra as mesmas informações no help do serviço. Eu não sou contra a monetização dos blogs, muito pelo contrário, se não existissem sistemas de anúncios talvez alguns ótimos blogs não estariam mais no ar, pois por mais que alguns neguem, ninguém gosta de trabalhar de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário