26 de janeiro de 2007

Metisse: Isto não é um desktop 3D

Seguindo a onda de perfumaria nos desktops linux a equipe do Mandriva está desenvolvendo um projeto para enfeitar seu desktop chamado Metisse, mas que segue uma linha um pouco diferente. Para se ter uma idéia melhor ao final de cada vídeo de demonstração no seu site eles usam a frase "This is not a 3D desktop".

Eu gosto dessa preocupação das distribuições em querer agradar o usuário visualmente, isso acontece principalmente pelo crescimento de usuários comuns ao mundo linux. Mesmo gostando desses efeitos eu atualmente não utilizo nenhum, pois eu não vejo grande vantagem em usar um beryl ou compiz. A queda de velocidade do computador não compensa, já que os efeitos não trazem grandes vantagens para você.

Assistam os vídeos disponíveis no site, a maioria é só enfeite, mas eu quero destacar o vídeo que mostra as janelas dobráveis.

O que esse vídeo tem de especial?

Simples. Esse efeito bonitinho da janela dobrando foi o único que realmente facilita a tarefa do usuário, afinal, você pode precisar copiar um texto de uma janela que está por trás de outras.

Agora eu cheguei no ponto principal no qual esses projetos de efeitos em desktop deveriam dar mais atenção. Não adianta ter cubo girando e janelas flexíveis se isso não ajuda em nada. É muito difícil que alguém que não tenha um computador muito poderoso troque a rapidez de seu desktop por um monte de efeito que em semanas vão encher o saco.

Provavelmente os desenvolvedores do beryl, compiz ou mesmo do metisse não tomarão conhecimento desse post, entretanto os que estão lendo agora pensem bem se esses projetos estão no rumo certo. Efeitos são bonitos, mas a usabilidade é sempre mais agradável.

2 comentários:

  1. Eu não vi também nehuma melhoria em usabilidade vinda com o xgl/compiz/aixgl... Por falar em desktop, estou preocupado é com o GNOME, o kde 4 vem cheio de coisas como widgets etc e o gnome parece não avançar tanto assim. Eu uso o gnome no meu archlinux, prefiro ele ao KDE, o que é realmente só uma questão de gosto.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o Gnome, mas eu sempre achei que os aplicativos do KDE parecem mais maduros.

    O grande problema do KDE é a sua filosofia, aqueles aplicativos com dezenas de opções desnecessárias, acabam com ele, tudo no KDE parece complexo em demasia.

    O que eu considero como problema no KDE, no Gnome se torna sua grande virtude. A simplicidade e a preocupação com usabilidade do Gnome é um dos fatores principais para ele ser o meu gerenciador de janelas padrão.

    Esse comentário tem um teor inflamável altíssimo, porém eu gosto sempre de lembrar para não causar flames... isso é minha opinião, você pode, mas não precisa concordar comigo.

    ResponderExcluir