12 de dezembro de 2006

ODF agora é ISO

No meu post passado intitulado Microsoft Novell Office eu disse que não era contra o OpenOffice suportar arquivos do Microsoft Office e para alguns pode ter ficado a impressão que eu sou a favor dos formatos proprietários da empresa do Bill Gates, mas agora vou mostrar uma idéia que deve ganhar força (ou não) com esse anúncio da ISO.

Primeiramente não vamos pensar aqui em teorias conspiratórias em que a Microsoft quer dominar o mundo.

O ODF a partir de agora é um formato padrão de documentos digitais, com isso várias entidades devem passar a utilizar esse formato tanto internamente quanto para troca de documentos entre elas. Se isso realmente acontecer o número de pessoas que vão utilizar esse formato aberto deve aumentar consideravelmente.

Eu não acredito que a Microsoft vai permitir que ela perca espaço com essa parceria com a Novell. O fato é que duas estão trabalhando para aumentar a compatibilidade entre as suítes de escritórios aberta e a proprietária, logo ODF abrirá no Word e OpenXML no Writer, por exemplo.

Certo, mas a quantidade de arquivos da MS é bem superior ao do formato padrão do OpenOffice. Isso só vai aumentar a quantidades de arquivos do formato proprietário.

Essa é uma possibilidade, entretanto vamos pensar em algo que poderá ser positivo para a comunidade livre em geral.

O formato ODF é padrão, sua utilização aumentará, o MS-Office abrirá esse formato, a maioria ainda usa o Windows (infelizmente), logo arquivos ODFs começarão a aparecer nos computadores que usam esse SO.

Não necessariamente isso ocorrerá, mas com certeza há chances. O problema é que a Microsoft é uma empresa muito forte, ela não vai querer sair perdendo, se isso realmente começar a acontecer medidas duras devem ser tomadas.

O que podemos esperar agora é que essa polêmica parceria também traga bons frutos para nós utilizadores de software livre. Será que a Novell vai ser esperta o suficiente para não deixar ser engolida pela Microsoft? Será que meu pensamento otimista poderá se concretizar?

Um comentário:

  1. Bem a nos só nos resta mesmo ser optimistas, porque pouco mais podemos fazer, o que eu pergunto depois de essa parceria estar feita, e da compatibilidade de softwares, também temos a compatibilidade dos virus, no ja tão famoso VB...
    "Noel Power, engenheiro da Novell, desenvolveu um patch para dar suporte a Visual Basic (VBA) para o OpenOffice, mais em concreto para o programa de calculo Cal." 22/Novembro/2006
    Abraço

    ResponderExcluir