11 de dezembro de 2006

Atalhos personalizados no Ubuntu

No nosso dia-dia sempre queremos agilizar nossas tarefas, perder menos tempo com coisas supérfluas e se focar no que realmente importa. No computador não é diferente. Uma das maneiras de aumentar sua produtividade usando qualquer que seja o software é atribuir a tarefas rotineiras atalhos de teclados.

Para quem usa o Ubuntu a maneira mais simples de personalizar seus atalhos é usando a aplicação "Atalhos de Teclado" (Sistema>Preferências>Atalhos de Teclado). Lá você pode encontrar várias ações pré-definidas, a maioria já tem atalhos setados, porém existem outras que estão desativadas. Eu atribui atalhos para ações rotineiras como abrir a pasta pessoal e executar o terminal, ainda vale lembrar que abrir o menu "Aplicações" e abrir o diálogo "Executar Aplicação" já têem atalhos definidos, alt+f1 e alt+f2 respectivamente.

Ao abrir o configurador você deve ter notado uns atalhos estranhos, 0xf5, 0xe5, 0xb2. Mas o que vem a ser isso? Esses são atalhos para teclados multimídia, aqueles com um monte de botões e funções extras.

Bem... temos uma bela possibilidade agora. Se seu teclado não é multimídia não é por isso que você vai ficar sem algumas mordomias. Fique a vontade para setar todos os atalhos que você quiser e assim seu teclado de menos de R$20,00 poderá abrir vários aplicativos, aumentar som e ejetar o drive de CD com uma simples combinação de teclas.

5 comentários:

  1. Para aumentar ainda mais as posibilidades, você pode usar o programa XBindKeys http://hocwp.free.fr/xbindkeys/xbindkeys.html

    Com ele você pode configurar teclas para execução de aplicativos.
    Muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Vai umas dicas ai?
    http://ubuntufloripa.uocentral.com.br/blog/tutoriais/2006/06/20/teclado_multimedia_por_r000_no_gnome_-_customize_ja

    ResponderExcluir
  3. Legal a dica de vocês...

    O XBindKeys parece poderoso, mas seus arquivos de configuração deve espantar muita gente.

    José, a mensagem dos dois posts são bem parecidas até a idéia de ter um teclado multimídia barato. Inclusive a primeira vez que eu mexi no editor de atalhos foi justamente para saber como abrir o menu aplicações.

    ResponderExcluir
  4. Yuri

    Tenho acompanhado teu blog (rss+liferea) diariamente. Cada dia uma idéia nova, um programa útil, um comentário pertinente.

    Parabéns pelo trabalho.

    Sobre o post semelhante: Isso apenas prova a facilidade de manipular o Gnome e personalização do linux.

    Faço uma sugestão: http://asher256-repository.tuxfamily.org/index.php?page=packages&lang=en
    Isso dá duas semanas de post garantidos (heheh, to sem tempo pra falar desses programas mas testei e gostei)

    Feliz natal, ótimo ano novo pra você

    Continue assim!

    ResponderExcluir
  5. Valeu José Vitor, é bom saber que tem gente gostando blog :D

    Boa dica hein, vou dar uma testada nesses programas, valeu de novo e feliz natal e ano novo pra você também.

    ResponderExcluir