15 de outubro de 2010

Apresentação crua

Semana passada eu dei uma palestra que tinha uma caracteristica um pouco diferente das que eu costumo apresentar. Ela não precisava de muitos recursos visuais, era mais como um conselho de irmão mais velho ou simplesmente uma conversa.

Eu rabisquei um pouco para tentar montar os slides de partes importantes dos assuntos que eu iria abordar. Eu tive algumas ideias boas, mas no final eu percebi que aquilo nada acrescentava a palestra. Meus slides iam no máximo mostrar que eu sabia montar slides bonitos e só. 

Então eu resolvi experimentar algo que eu tinha em mente, tentar trazer o foco da apresentação ainda mais para mim mesmo. Eu pensei em não usar slides, mas não fui tão radical. Meu slides consistiam apenas de uma ou duas palavras apenas para deixar claro o que eu estava falando. Foi uma apresentação crua.

O que aconteceu? Deu certo?

Pelo que eu percebi deu sim. A atenção das pessoas foi grande. É fácil notar as reações da platéia durante uma apresentação. Eu também tive a ajuda de alguns colegas que deram feedbacks e que confirmaram o que eu tinha notado.

Essa apresentação só veio confirmar o que eu já acreditava. Uma boa apresentação não depende necessariamente de slides super bem feitos, o mais importante é quem fala lá na frente. É possível fazer toda uma apresentação sem um computador, mas nunca sem boas palavras.

2 comentários:

  1. Eu convidei o Yuri para palestrar para os feras do Bacharelado em Ciência da Computação da UFPB.

    E tudo que tenho a dizer é que a apresentação foi fantástica, tanto na concatenação das ideias quanto na atenção da platéia. Hoje, 8 dias após o ocorrido, me perguntaram se o programa de aulas motivacionais ia continuar. :)

    ResponderExcluir