22 de outubro de 2010

Enganando o usuário

Esse mês eu tive a (péssima) oportunidade de pegar dois computadores com o Windows praticamente zerado para instalar algumas aplicações importantes. Como "cara da informática" eu as vezes faço uma boa ação ajudando familiares próximos com problemas nos computadores.

Durante o processo de instalação dos programas algo começou a me incomodar bastante.

Qual é a desses instaladores que praticamente te forçam a instalar um monte de crapware junto com eles? É fácil para mim ou para vocês usuários mais experientes desmarcar o checkbox que já vem marcado por padrão e não instalar várias porcarias no computador, mas pense no seu pai, mãe, avô ou tio. Eles vão clicar "next" e instalar aquela toolbar no navegador.

É uma filosofia toda ao contrário. O software é uma ferramenta que deveria te ajudar a fazer alguma coisa, não te atrapalhar com adwares e toolbars.

Isso também acontece com os sites na Internet só que de uma maneira diferente. Vocês já viram sites "ad oriented"? O principal objetivo de um site assim é fazer você clicar numa propaganda duvidosa, o conteúdo é secundário.

Eu estou criticando as propagandas? Sim. Que tipo de usuário vai para um site querendo propagandas?

Isso é enganar o usuário. Você quer apenas instalar um programa para editar uma foto, não duas toolbars. Você quer ler um texto interessante na web, não ficar procurando onde é o link para ir para o resto do texto no meio de várias propagandas maliciosas.

As empresas precisam de dinheiro, eu sei, mas um fabricante desse tipo de software está fazendo o mesmo papel de um comerciante enrolão que vende pseudo-vantagens ou que te empurra goela abaixo produtos que você não precisa.

Vocês também acham que algo está muito errado?

2 comentários:

  1. Eu não acho que propagandas são ruins, crapware sim.

    Propagandas podem ser necessárias para que a pessoa continue a fazer aquilo. Não só em blogs pessoais, mas, por exemplo, em aplicativos móveis.

    No Android, MUITOS aplicativos são gratuitos. E MUITOS aplicativos têm propaganda. Eu preferia que não tivessem? Sim, claro. Mas é um preço baixo a pagar pelo software.

    Mas que eu ficava puto com os spywares, ficava...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, amigo Vítor, tem-se que ganhar dinheiro de alguma forma. Mas, eles estão fazendo um papel de mercadores imundos, deve-se ter sim anúncios nos sites e opções de Toolbars nos programas, isso porem não precisa vim com a finalidade de nos enganar, trapaça é imoral qualquer que seja a situação. O pior é que esse maldito sistema nos faz acreditar que por dinheiro tudo é valido.

    ResponderExcluir