1 de outubro de 2010

Minimal Vim - Estética

Quem diz que desenvolvedores não se importam com o visual das aplicações está muito enganado. Eu não quero ficar olhando para um editor feio enquanto trabalho e acho que você também não. Ainda bem que o Vim tem um visual minimalista muito bonito.

Atualmente eu estou usando o tema Molokai, mas existem outros que também deixam o editor muito bem esteticamente. Além do Molokai os temas Ir_black e Mustang me agradam bastante. Todos usam um background escuro que cansa menos a vista.

Para carregar um tema sempre que o Vim iniciar adicione a seguinte linha ao .vimrc:

colorscheme molokai

Nesse caso o tema molokai é carregado, para usar outro tema mude o nome molokai para o do tema desejado.

Para ativar o syntax highlight adicione ao .vimrc:

syntax on

O Vim irá colorir todos os arquivos adequadamente usando o tema de cores que você escolheu. O editor suporta uma grande quantidade de tipos de arquivos, dificilmente você ficará sem cores ao abrir algum arquivo de código fonte.

Uma modificação que raramente eu vejo em tutoriais pela Internet para melhorar o visual do Vim é aumentar um pouco o espaçamento entre as linhas. Para isso adicione ao .vimrc:

set linespace=3

Você pode tentar outros valores diferentes de 3 para ver o que mais agrada.

No post minhas configurações eu mostrei como esconder o menu e o toolbar do GVim. Vou repetir aqui o que deve ser adicionado ao .vimrc para diminuir a poluição visual do editor:

set guioptions-=m
set guioptions-=T

A primeira linha esconde o menu e a segunda a toolbar.

Com essas configurações o Vim além de funcional ficará bonito, mais bonito que muito editor considerado user-friendly.

Screenshot do meu vim:


Nenhum comentário:

Postar um comentário