1 de fevereiro de 2007

O Vista não é caro

Eu falei bastante sobre o lançamento da Microsoft, o Windows Vista, recebi vários comentários, uns apoiando e outros me criticando, mas o importante é que tudo isso apenas nos ajuda a crescer.

Um dos principais motivos para adoção do Vista na maioria dos computadores, além da comodidade de usar o sistema mais popular é o seu preço.

O Yuri endoidou agora, virou a casaca foi?

Não foi nada disso, o preço que eu falo não é o vendido nas lojas, o preço que a maioria dos usuários paga pelos Windows é o da cópia pirata do camelô. Se você for a China pode encontrar o Vista custando 1 dólar e em São Paulo custa um pouco mais caro, R$15,00.

A pirataria é um mal para as empresas, porém eu tenho certeza que ela não é vista sempre assim. O fato de milhões de usuários utilzarem cópias piratas do sistema operacional da Microsoft durante anos fornece para empresa algo mais valioso que o preço das licenças, ela ganha o usuário acomodado.

Vamos seguir a linha de pensamento... 80% (número apenas ilustrativo) da população usa Windows em seus computadores, essas pessoas trabalham ou um dia irão trabalhar, grande parte delas usam o computador como ferramenta e não como finalidade, essas pessoas não vão trocar algo que faz o seu trabalho por algo novo, elas vão querer o mesmo sistema operacional, mesmo que não saibam o que é isso, no seu computador do trabalho, logo as empresas comprarão dezenas de cópias do Windows e a Microsoft sairá feliz nessa história.

Eu não considero a Microsoft do mal, inclusive eu acho o Bill Gates muito esperto no mundo dos negócios, eu só não gosto de certas atitudes tomadas por eles.

Um exemplo atual é o caso da patente envolvendo o Bluej. O programa de código livre tem um recurso há anos, a Microsoft copiou para o Visual Studio e ainda por cima patenteou. Como disseram, já já a Microsoft lança a Wheel 1.0.

Um comentário: