17 de fevereiro de 2007

VIM IDE - executando comandos externos

O VIM é um editor de texto que mais parece um canivete suiço, ele faz tudo e mais um pouco (sem perder a leveza). Continuando a série de dicas ensinando como usar algumas funções típicas de um IDE no VIM eu irei mostrar como executar comandos externos.

Para executar um comando externo, primeiro vá para o modo de comando, tecle ESC e depois :. Você pode digitar o comando que quiser executar precedido de uma !. Por exemplo, :!gcc meu_programa.c. Agora você pode compilar e testar seus programas sem sair do VIM.

Outro recurso interessante é a possibilidade de redirecionar a saída de um comando para o texto do documento que está sendo editado. Vamos a um exemplo para explicar melhor.

O comando seq 5 no terminal gera uma seqüencia que começa em 1, depois 2, 3 até o 5, com um número por linha. Para jogar essa saída no VIM você deve usar o comando :%!seq 5 dentro do editor.

O problema de usar o comando acima é que ele substitui o texto já existente no arquivo, o que muitas vezes atrapalha, porém o VIM não ia nos deixar na mão. Para adicionar o texto ao invés de substituí-lo posicione o cursor onde o texto será incluido e use o seguinte comando :r!seq 5.

Quanto mais você aprende a usar o VIM menos falta você sente de IDEs pesadas, que ajudam, mas que não precisam nos tornar reféns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário