30 de janeiro de 2007

Ninguém mudará para o Vista

O Vista foi lançado oficialmente hoje, os Windows fans estão ansiosos pela nova versão, milhões de usuários terão seus hábitos mudados ao usar o computador... ops, tem algo estranho nessa frase.

Mudar os hábitos? Isso não combina muito com os usuários do sistema da Microsoft, ou pelo menos muitos falam que não combina. Quantas vezes você já escutou alguém dizendo que um importante fator para usar o Windows é porque ele já o conhece e não tem tempo para aprender outro SO?

Ah não, mas vai valer a pena por causa das inovações.

Inovações? Calma aí, qual versão do Windows você pretende usar? Home Basic, Home Premium, Ultimate, Business ou Pirated Edition? Lembre-se que as versões mais básicas não trazem tantos recursos assim, é a Microsoft colocando limites para o usuário de acordo com o seu bolso.

Mas boa parte dos brasileiros usam o Windows pirata, então o dinheiro não importa, um Windows Fan mais abusado pode dizer: - Eu terei a versão Ultimate de graça, com todas as firulas possíveis e sem gastar um centavo.

Rapaz correto, eu sei que você não liga para isso, porém o Vista é tão inovador assim ao ponto de eu ter chegado a ler que ele trará uma nova era ao mundo dos computadores?

Vamos a alguns exemplos dos "novos" recursos:

Internet Explorer 7 com abas:
Acredito que ninguém é de outro planeta para achar isso uma inovação.

Procura Instantânea:
O Vista vai procurar arquivos de uma maneira muito rápida, é só colocar o nome lá na barra de iniciar e os resultados aparecerão em um piscar de olhos.

Já ouviu falar no Beagle para Linux? Ou mesmo o Google Desktop para o Windows já faz isso e o Mac Os tem esse recurso a anos também.

Windows Photo Gallery:
Agora vai ser mais fácil importar fotos de sua câmera, organizá-las e editá-las, tudo isso em um único programa.

F-spot... conhece? Não? Ele faz exatamente isso, talvez até melhor.

Aero:
Efeitos 3D no desktop, o Windows Vista vai arrebentar no visual.

Eu até concordo que o Vista é mais bonito do que o XP, entretanto isso também não é nenhuma novidade, Beryl e Compiz são bem conhecidos no mundo Linux. E no Mac também existem vários efeitos de Desktop.

Gadgets no desktop:
Esse é outro recurso nada inovador. A primeira fez que eu vi o Kurumin já tinha a barra do Karamba e isso faz tempo.

Para o Linux temos uma infinidade de programas que faz isso, gdesklet, adesklet, superkaramba, screenlets, esses são os que eu me lembrei agora. O Mac OS novamente não fica de fora, ele deve ter esse curso a tanto tempo quanto o Linux.

Se os usuários agora vão ter que mudar os hábitos para ter recursos inovadores que na verdade já existem em outros sistemas operacionais, logo a mudança para o Vista deve ter um impacto parecido com a mudança para o Linux , provavelmente um pouco maior para o Linux, porém a antiga desculpa de que não quer mudar de SO por está acostumado com ele não vai colar mais.

Eu não sou muito bom para convencer as pessoas a trocarem de sistema, mas se você não é um gamer super maníaco, não faz muito sentido mudar para o Vista. Em meios legais, o custo benefício é muito ruim.

Tudo isso sem contar que eu não entrei em teorias conspiratórias de programas maliciosos escondidos no código fechado que podem monitorar todas as suas ações e também não falei dos milhares de malwares que vão fazer você comprar aquele antivírus caro que deixa a inicialização do sistema 2 vezes mais lenta.

10 comentários:

  1. A única coisa que seria realmente revolucionária nesse VISTA era o winFS, o sistema de arquivos usando banco de dados relacional. Mas foi cancelado. O resto é imitação de produtos da Apple com anos de atraso. Para quê comprar um VISTA se com o mesmo dinheiro que você gastaria com hardware+software para ele você gastaria comprando um macmini? Ah, MacOS é um unix ;D Acho que vou pedir meu cd gratuito do vista pela HP e botar fogo nele!

    ResponderExcluir
  2. MS como sempre anos atrás da tecnologia.

    http://www.ubuntu.com/

    É a soluçao

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto...

    Só corrige o link do beagle que saiu errado...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Valeu André Noel, corrigi o link já.

    Obrigado a todos também pelos comentários, pois esses são uma parte essencial do blog.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem que o pessoal do apple não ache grandes coisas no windows Vista, pode até ser que ele não tenha criado nada novo. Mais para se ter um Mac é necessario desembolssar o dobro, e para quem nao possui esse dinheiro o Windows Vista é sim uma ótima opção, sem falar na infinidade de software desenvolvido para windows que não é encontrado em outros OS. Para o pessoal do linux eu so tenho a dizer que esse rancor ainda vai matar vcs. O linux é um otimo servidor, ou até um OS de estudo para programadores, más so isso. Falta anos luz para ele ser um OS intuitivo e de facil utilização, afinal de contas 90% da população mundia é leiga em PCs.

    Afinal, pq não ter um bom sistema operacional, com a infinidade de ferramentas e softwares com uma cara que pode não ser tão nova assim, mas custa a metade do preço de seu "primo distante" o Mac OS.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, as inovações do Vista são realmente muito fracas.

    Mas acho que a longo prazo o upgrade para os usuários Windows (leia-se: pessoas que não são nerds o suficiente para instalar nenhum Linux) é inevitável, pois acredito que logo começarão a surgir novos softwares e hardwares compatíveis apenas com o Vista.

    ResponderExcluir
  7. Cara é como o dhiogo disse: "esse rancor ainda vai matar vcs".
    Por que vocês não se preocupam em desenvolver um OS de qualidade, não que eu acha que não tenha, mas pô, falta coisa ainda, deixem de ser invejosos e usem seu "maravilhoso" linux deixando o windows em paz.

    ResponderExcluir
  8. O Windows sempre faz sucesso porque:
    1 - Muitos dos seus usuários não conhecem quase nada fora do "mundinho MS", portanto, para eles as "novidades" são realmente novidades, inclusive IE com abas;
    2 - A maioria sempre usa Pirated Edition, então não precisa ficar se preocupando com quaisquer dificuldades em usar um software alternativo. (Se todo mundo tivesse que pegar aquela fortuna pelo MSOffice, iriam amar o BROffice.Org);
    3 - Como a maioria é Windows e as empresas (em sua maioria) se preocupam em atender a maioria, tudo é compatível com o Windows e o resto que se dane.
    4 - Se a coisa é mais complicada de um lado e mais fácil de outro e tudo é de graça (pela gratuidade ou pela ilegalidade), pra que eu esquentar a cabeça? (mentalidade da maioria).

    Por isso eu digo que sim, muitos vão migrar para o Vista, xingando o hardware "ultrapassado" antes e/ou depois da migração, gastando para ter um micro poderoso, pois o Vista "vem cheio de novidades e é bonito pra caramba"!

    ResponderExcluir
  9. Ô Dhiogo, saia do seu mundinho Win e use um linux como o Ubuntu ou o Suse por um tempo, vc verá que o linux não esta tão atras assim.. Não adianta falar pra quem não quer ouvir, vc teria que experimentar e tirar suas conclusões. Todavia, é possivle que mesmo experimentando o linux e conhecendo todas as suas funcionalidades vc ainda continue achando que ele não presta, que é mais difícil ou o que seja, tem gente que é assim mesmo, não da o braço a torcer. Pois eu te digo que num futuro bem próximo o software livre vai acabar dominando, pq ninguem vai querer pagar por uma coisa que ja existe de graça e que trabalha muito melhor e mais rapido. Quanto aos programas que só rodam em Windows, isso é balela.. Pra isso existem camadas e compatibilidade e emuladores, o VirtualBOX, por exemplo.. E até mesmo uma comunidade brilhante que não para de trabalhar em prol da filosofia. Informe-se..

    ResponderExcluir
  10. Linux dificil?

    Caramba como tem gente mal informada!
    Minha irmã nunca fez curso de informatica! Mesmo se fizesse, la eles so ensinam Windows. E ela usa somente ubuntu (e o unico sistema que instalei no meu pc)

    Ela navega na internet, usa msn,yahoo, google talk, baixa videos de sites como youtube, ouve musicas, a vê filmes ,personaliza area de trabalho com super temas. E uma infinidade de coisas!

    Imagine se ela soube-se alguma coisa de informatica! So não consegue usar linux quem e muito burro para aprender!

    E se alguem quiser algo bem mastigado de uma forma que seja somente engolir ( Se isso tambem não for dificil) Usem Kurumin 7 ou Big Linux existe muitas distros linux disponiveis basta a pessoa testar e escolher a melhor!
    Pelo amor de Deus critique apenas aquilo que voces ja usaram e testaram, deixe de ser fanatico por algo que existe a decadas e ate hoje não chegou a perfeição, ( Claro cada nova versão promentendo correção, o tio Bill fatura alguns Bilhão)

    ResponderExcluir