16 de dezembro de 2006

Múltiplos CTRL+C's e CTRL+V's no Gnome

Ctrl+C e Ctrl+V devem ser os atalhos mais conhecidos em todo mundo da computação, até mesmo pelos menos familiarizados com o assunto. Esses atalhos já viraram sinônimo de cópia, seja essa digital ou não. Os simples e também úteis "copiar" e "colar" já ganharam alguns upgrades, um dos que eu mais gosto é o que substitui o Ctrl+V por um simples clique no botão central do mouse, o que agiliza bastante as tarefas.

O programa Glipper traz mais um recurso para o copiar e colar, agora você tem a possibilidade de copiar vários textos e depois colar qualquer um deles que estejam no histórico. Um programa parecido já existia para o KDE, porém os usuários do Gnome ainda estavam orfãos de um aplicativo desse nível.

No site do Glipper não existem pacotes pré-compilados, para fazer a instalação é necessário compilar o código fonte (calma não desistam agora). A compilação do programa é bem simples, só precisa do básico ./configure, make e make install. As dependências são poucas e se estiver faltando algo o ./configure irá acusar. Se você usa Ubuntu basta usar o bom e velho apt-get (sudo apt-get install glipper).

O uso do programa é o mais simples possível. A cada Ctrl+C o texto é armazenado no histórico que tem limite definido pelo usuário e o Ctrl+V cola o último texto copiado. Para selecionar outro texto para ser colado é só teclar o atalho Ctrl+Alt+C, isso abrirá um menu com o histórico do clipboard.

Já existem discussões sobre a inclusão do Glipper no Festy Fawn, provavelmente ele virá nos repositórios da nova versão do Ubuntu e ainda existem usuários que defendem a instalação do gerenciador de clipboard por default.

2 comentários:

  1. Olá, como faz para colocar o glipper para inicializar com o GNOME?

    ResponderExcluir
  2. É bem simples, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Uma janela será aberta, nela clique na aba "Programas Iniciais". O próximo passo é clicar no botão "Adicionar" e em seguida digitar o comando para abrir o Glipper que é "glipper".

    Qualquer dúvida pode comentar aqui que eu tentarei ajudar.

    ResponderExcluir