22 de fevereiro de 2007

Escovando o Meio Bit

O Meio Bit é um dos sites no qual eu procuro me informar sobre tecnologia, quando comecei a assinar feeds ele foi um dos primeiros a ser adicionado. O site é bom, mas precisa melhorar. Ainda bem que os autores reconheceram isso e pediram ajuda aos seus leitores através de uma promoção a qual premiará os melhores posts com um pendrive ou um link no Meio Bit.

Vamos as sugestões:

Alterações no layout

O layout do Meio Bit parece não agradar mesmo, já li vários blogs que propuserem alterações no visual do site.

O primeiro problema no layout são as cores. Não que o azul, amarelo e branco sejam uma combinação ruim, mas a quantidade de tons de azul na página acabam tornando ela poluída. Notem que o azul dos títulos da barra lateral é um, o do logotipo é outro e o do background do logotipo é outro, apenas o fundo da barra lateral parece combinar um pouco com o título. Tudo isso sem contar com algumas coisas pretas e cinzas. A melhor dica para essa questão do layout é lembrar que menos muitas vezes pode ser mais.

O segundo ponto que me incomoda com relação ao layout é o fato que na resolução 1024 x 768, uma das mais comuns hoje em dia, a página inicial do Meio Bit não mostra nenhuma notícia sem a necessidade de mexer na barra de rolagem. Isso pode até render bons lucros com os paraquedistas, porém para os usuários mais assíduos essa poluição de propagandas acima da dobra só incomoda.

O último ponto ainda sobre o layout é dar uma repensada no posicionamento das seções "tópicos quentes" e "destaques", além de seu cinza entrar em desarmonia com o resto do site, se retirados da posição atual o segundo ponto citado por mim já seria melhorado. A barra lateral poderia ser um bom local para colocar esse tipo de informação complementar, talvez nas primeiras seções da barra eles teriam o mesmo alcance e não poluiriam o site.

Posts por autor

Como o Meio Bit reúne posts de diversos autores eu sugiro, baseado nos agregadores de blog, que o site forneça uma possibilidade de visualizarmos os posts de cada autor. É comum as pessoas gostarem mais das postagens de um ou mais autores específicos e como a quantidade de informação hoje em dia é tão grande, a necessidade de separar informação que não é do nosso interesse e/ou agrado é evidente.

Comentários sem cadastro

Essa eu digo por experiência própria. Já que praticamente leio o Meio Bit apenas por feed eu nunca senti a necessidade de se cadastrar no site, porém algumas vezes quis fazer um comentário em um post e acabei desistindo por ter que fazer o cadastro. Acredito que assim como eu, outras pessoas também tiveram o mesmo problema e a mesma decisão. Com os comentários livres vocês teriam mais respostas para os artigos escritos.

Para evitar os possíveis spammers nos comentários vocês poderiam ativar uma moderação e também uma confirmação escrevendo uma palavra gerada aleatoriamente como acontece no Blogger. Quem não gostasse de esperar pela moderação e/ou escrever essa palavra de confirmação poderia realizar o cadastro para se ver livre.

Arquivamento

O sistema de arquivamento do Meio Bit é bem confuso, ele mostra as matérias mais recentes juntamente com os posts do fórum. Sinceramente eu acho que isso não deve ajudar quase ninguém.

Muito mais eficaz para os artigos seria um sistema comum apresentado pela grande maioria dos blogs, um arquivamento por data, ou por mês ou por semana. Para o fórum vocês poderiam adotar o mesmo sistema citado ou então deixar a lista de posts mais recentes, no caso do fórum a segunda pode ser uma funcionalidade interessante. Outra mudança importante que pode ser implementada independentemente é a separação do arquivamento dos posts do arquivamento dos do fórum.

Atenção aos detalhes

Depois de uma reorganizada na casa o Meio Bit como uma referência em notícias de tecnologia que é hoje não pode deixar escapar pequenos detalhes que podem ter efeito negativo.

O primeiro deles é a respeito dos erros de português, a palavra é fórum e não forum e o seu plural é fóruns e não forums como está escrito no site. Um português escrito erroneamente só diminui a credibilidade do Meio Bit.

O segundo detalhe é nos resultados da pesquisa do google, ao tentar encontrar algo no site através do campo de pesquisa eu me deparei com a já conhecida página do google que continha um logotipo redimensionado pelo browser dando um resultado final nada bonito.

Essa solução é bem simples, criem um logotipo específico para os resultados das pesquisas, muitos podem dizer que é bobagem isso, mas quando tudo funciona corretamente as pessoas mesmo sem perceber acabam confiando mais.

Essas foram minhas sugestões que eu acredito que só devem ajudar o site Meio Bit a agradar ainda mais a sua grande quantidade de leitores.

2 comentários:

  1. Parabéns, feliz ganhador do pen drive do Meio Bit ;)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcus, parabéns para você também que foi ganhador de outro grupo de posts ... é o Meio Bit fazendo a alegria dos blogueiros.

    ResponderExcluir