3 de março de 2010

Regra dos terços

"Centraliza bem pra foto ficar bonita." Quem nunca ouviu isso ou alguma frase parecida quando alguém estava tirando uma foto? A maioria das pessoas costuma pensar que essa é a melhor maneira de se obter uma boa foto, mas o senso comum erra. Na fotografia existe uma técnica chamada regra dos terços, que ajuda o fotógrafo a posicionar os elementos mais importantes de uma foto num lugar de destaque para quem estiver vendo a foto. Não, essa regra não tem nada a ver com centralização, muito pelo contrário.

Qual é a foto mais bonita, (a) ou (b)?

(a)

(b)


Grande parte das pessoas responde letra (b).

As áreas de interesse não têm nada a ver com o centro, elas estão fora dele. Para descobrir os pontos de destaque divida a imagem em 9 quadrantes iguais desenhando linhas como no jogo-da-velha. As intersecções das linhas formam quatro pontos, que também são os vértices do quadrado central, as regiões próximas a esses pontos são as áreas mais interessantes para colocar elementos importantes da sua fotografia. Veja as imagens para entender melhor.


Grid da regra dos terços


Imagem com e sem o grid


Você pode estar estranhando o assunto desse post, eu nunca falei de fotografia por aqui e para falar a verdade eu não sei se levo muito jeito para tirar fotos. Toda essa introdução a regra dos terços foi feita para mostrar uma outra aplicação sua, a criação de slides para uma apresentação.

As regras são as mesmas e você pode levar tudo que eu disse sobre fotografia diretamente para o seu aplicativo de criação de slides. Quer destacar alguma coisa? Lembre-se da regra dos terços. Assim como as fotos ficam visualmente mais agradáveis, os seus slides também ficarão.

No Powerpoint, o aplicativo que eu costumo usar para fazer os meus slides, existe uma forma de configurar os grids para que eles funcionem como as linhas da regra dos terços. Veja esse tutorial de como criar o grid da regra dos terços no Powerpoint.

Para finalizar, um slide de uma apresentação minha que será realizada na III Semana da Computação na UFPB, para mostrar a utilização da regra dos terços.




As fotos usadas nesse post foram tiradas dos sites:

Um comentário:

  1. Conhecia a regra dos terços! Nunca pensei em aplicá-la para slides, se já fiz foi intuitivamente.

    ResponderExcluir