8 de março de 2010

Por que uma pós-graduação?

Várias pessoas após terminarem a graduação optam por continuar na academia estudando os mais variados tipos de assuntos para resolver os mais variados tipos de problemas. Na minha opinião existem dois motivos para fazer esse tipo de escolha.

O primeiro é a inércia, você já está dentro de uma instituição e após concluir o curso sente que é natural seguir lá. Provavelmente você ganhará mais dinheiro, pois agora você é uma pesquisador graduado, deixando você mais confortável. Esse motivo é péssimo, se acomodar e fazer algo sem nem saber se era aquilo mesmo que você queria fazer. Pessoas acomodadas tendem a fazer um trabalho muito ruim.

O segundo motivo é mais óbvio, as pessoas escolhem fazer uma pós-graduação pois realmente desejam fazer pesquisas científicas, aprender mais e resolver problemas. Esse motivo é muito melhor, fazer algo querendo fazer não tem comparação. Sabe quando você trabalha horas e não nota o tempo passar? Você estava fazendo o que gosta.

Muitas vezes eu achei que fazer um mestrado seria uma escolha apenas por inércia, puro comodismo, mas hoje eu tenho certeza que minha escolha foi feita exatamente pelo 2º motivo. Eu queria, e ainda quero, estudar o que eu estudo e desenvolver soluções para os problemas que eu conheço dentro da minha área.

O que eu estudo?

Eu poderia responder essa pergunta com várias linhas. Eu poderia dizer que estudo engenharia de software com um foco em desenvolvimento distribuído de software. Poderia dizer que eu estudo a interação dos desenvolvedores num projeto de software através de meios de comunicação que proporcionam eles trabalharem em lugares totalmente distintos. Entretanto eu resolvi responder isso de uma forma mais simples. Olhando lá de cima, num altíssimo nível eu posso dizer que eu estudo colaboração.

Colaboração tem a ver com unir pessoas para realizar um trabalho muito melhor do que elas fariam separadamente. Não importam as barreiras existentes entre essas pessoas, o objetivo é quebrá-las e fazer com que elas não importem ou que pelos menos não afetem tanto o processo de colaboração.

Isso tem futuro? Eu realmente acredito que sim, se não o que eu estaria fazendo se nem eu acreditasse no meu trabalho? Isso não é uma questão de fé, existem razões concretas para que a colaboração seja um assunto quente a ser estudado. O ponto chave é a Internet. A Internet liga pessoas, não importa onde elas estejam, e trabalhar em grupo é algo feito pelos seres humanos desde os primórdios. Agora que as barreiras começaram a cair temos mais chances de unir as pessoas, mais oportunidades de formar equipes antes inimagináveis e mais problemas para gerenciar todo mundo. As possibilidades são incríveis.

Estudar colaboração? Sim, isso me parece uma boa idéia.

2 comentários:

  1. Fala Yuri, muito bom o post!

    Eu estou seguindo outro caminho, terminei a graduação a já estou no mercado. Eu não anulo a possibilidade de fazer um mestrado no futuro, mas não penso nisso por enquanto.

    Como não pretendo seguir carreira acadêmica, acho válido passar algum tempo trabalhando, enfrentando problemas reais de mercado e depois estudar um pouco mais (em um mestrado) sobre aquilo que você achou mais interessante!

    Sobre sua pesquisa sobre equipes distribuídas, realmente é uma ótima idéia. Eu trabalhei um ano em uma equipe distribuído e realmente é bem complicado. Boa sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala Yuri! Vi agora teu blog, cara. Tá bem legal - você escreve bem.

    Quanto ao tema - é justamente por isso que eu não quero ficar na academia e fazer um mestrado. Seria uma decisão de inércia e comodismo. Sem contar que a área que eu achava que iria ser mais legal não foi tanto assim.

    Quando tava no LabTeve, criar conteúdo com o Blender era mais prazeroso do que programar para um dos projetos desenvolvidos lá. Definitivamente ser pesquisador não é a minha praia.

    Um abraço cara!

    ResponderExcluir