18 de março de 2010

Google vs Facebook

Semana passada, pela segunda vez, o Facebook ultrapassou o Google em número de acessos nos EUA segundo a consultoria Hitwise. Esse foi mais uma amostra da grande popularidade da maior rede social do planeta.


As redes sociais usam um filtro tão bom quanto poderosos algoritmos de busca. Sabe que filtro é esse? Os seus contatos, o que eles postam tem grande relevância para quem os acompanha. As pessoas estão usando cada vez mais as redes sociais como fonte de informações.

Isso tudo é um problema para o Google. A gigante das buscas vai perdendo território para um serviço de uma área que ela até hoje não conseguiu deslanchar, as redes sociais. O Orkut é muito popular no Brasil, mas no resto do mundo ele é praticamente irrelevante. E o Buzz? Por enquanto para mim ele apenas repete o conteúdo de outras redes sociais que eu continuo acompanhando normalmente.

A briga entre as duas empresas esquentou com os boatos do Projeto Titan, o Gmail Killer do Facebook. O Titan seria a reformulação do sistema de mensagens do Facebook que incluiria os recursos de um cliente de e-mail, inclusive seria possível enviar mensagens para seu_usuario@facebook.com. Com uma base de mais de 400 milhões de usuários, o Facebook entraria como um concorrente fortíssimo do Gmail.

Será que teremos algum contra-ataque do Google caso o Titan seja realmente lançado? O Buzz parecia ser esse contra-ataque, mas até agora ele não agradou muito. É possível também que o Google apresente melhorias no Gmail em breve, a equipe do Google revelou na SXSW que eles estão trabalhando em otimizações para o aumento da velocidade, na integração do GMail com contas do Google Apps e também na melhoria do gerenciamento de contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário