23 de fevereiro de 2010

Seus dados estão menos seguros nas nuvens?

Existem várias questões que são sempre levantadas quando alguém começa a falar sobre computação nas nuvens. Entre elas temos questões de privacidade, pois vamos deixar nossos dados nas mãos de empresas, e questões de segurança, novamente por deixar os dados sob responsabilidade de terceiros existe um receio de que eles sejam perdidos ou que alguém invada os servidores onde os dados estão armazenados e faça mal uso deles.

A maioria das pessoas costumam pensar que isso não aconteceria se os dados estivessem no seu computador pessoal. Parece que existe uma certa confiança em saber que os seus dados estão num dispositivo que se você quiser você pode pegá-lo com as próprias mãos. O HD é concreto e físico, já a nuvem é abstrata e invisível.

Esse medo de deixar os dados em servidores espalhados pelo mundo realmente faz sentido? Será que os dados nos nossos computadores não correm os mesmos riscos que os dados nas nuvens? Será que nós tomamos as mesmas medidas de segurança que os servidores de grandes empresas que armazenam dados de milhares ou milhões de pessoas?

Nosso computador pessoal não tem a mesma visibilidade que os servidores do Google, mas ele também pode ser invadido pela Internet ou ainda pode simplesmente apresentar um defeito no HD e os os dados serem perdidos para sempre. Se pensarmos bem os riscos são parecidos.

A grande diferença são as medidas de prevenção para que algum problema com os dados armazenados não causem tantas perdas. Por exemplo, estratégias de backup. Eu conheço muita gente que tem computadores pessoais que simplesmente não fazem backup dos seus dados. O perigo é grande, qualquer descuido e adeus arquivos. Num servidor especializado em armazenamento de arquivos isso é menos provável de acontecer, pois fazer backup é uma medida de segurança básica. Outro exemplo é a criptografia de dados. Quantas pessoas guardam seus dados pessoais criptografados no seu computador? Serviços especializados costumam usar com bem mais frequência a criptografia de dados. É verdade que as vezes vemos listas de senhas sendo publicadas por hackers que invadiram um servidor que guardava as senhas em texto plano, mas isso aí é incompetência de quem criou a aplicação para guardar esses dados.

Uma solução interessante que pode agradar muita gente é prover a possibilidade de copiar os arquivos das nuvens para um dispositivo de armazenamento local. É muito bom ter meus vídeos no Youtube para que eu possa acessá-los onde eu estiver e para que eu possa compartilhar com meus amigos, mas eu também posso querer ter todos eles no meu HD externo, uma cópia local, pessoal e que funciona offline. É uma questão de sincronização com as nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário