5 de fevereiro de 2010

Reformulação do TextFlow

Faz algum tempo que eu não escrevo nada sobre o TextFlow aqui no blog. O que aconteceu? Ele está abandonado? Não, muito pelo contrário. Eu vou contar um pouco dos problemas que enfrentamos e o que resolvemos fazer.

Há uns meses atrás nós estávamos reorganizando o código do editor, deixando tudo mais claro para os programadores. A reorganização também seria sentida pelos usuários, muitos bugs estavam sendo corrigidos e muitos outros sendo encontrados.

Entretanto o trabalho de refatoração começou a ficar muito custoso, existiam poucos testes automatizados e realizar grandes alterações no código era uma atividade quase insana. Não estávamos dando conta de mudar sem introduzir novos bugs. Com o tempo a bola de neve crescia, corrigíamos um bug, refatorávamos algo e no final novos bugs apareciam.

Nós pensamos em reescrever grandes partes do código, como o navegador de arquivos ou o gerenciador de documentos. Seria mais fácil começar de novo do que consertar algumas partes. Uma organização começou a surgir, o TF estava ficando mais simples e mais claro para os desenvolvedores. Entretanto muito trabalho ainda precisava ser feito e novos bugs não paravam de aparecer.

Admito que a inexperiência de um estudante que na época mal tinha entrado na universidade afetou bastante as bases do editor, mas tudo que eu aprendi e tudo que eu vi acontecer fizeram essa iniciativa valer muito a pena. Eu recomendo a todos ter um side-project ou colaborar com algum software livre.

Manter o TextFlow tinha se tornado uma tarefa dolorosa. Não estávamos incluindo mais nada, só consertando e o resultado final não agradava. Algo diferente precisava ser feito. Nós paramos para pensar e discutir o que fazer.

A decisão tomada foi muito difícil, eu evitei levantar essa possibilidade inúmeras vezes quando via os problemas enfrentados, mas não teve jeito. Nós começamos a reescrever o TextFlow do ZERO.

Eu não recomendo isso a ninguém, mesmo que você não tenha mais nenhuma saída pense bastante antes de reescrever um software. Raramente é uma boa decisão.

Nós resolvemos assumir o risco para conseguir desenvolver um software muito melhor, o TextFlow 2, sem esquecer as principais características do editor, minimalismo, customização e "sexyness". Atualmente estamos terminando a 1ª iteração. Se quiser acompanhar mais de perto o projeto veja página do TextFlow no github.

Vocês serão avisados quando a primeira versão do TF2 estiver disponível para download no site do projeto ou em repositórios de suas distribuições. Eu continuarei postando sobre o TextFlow para que vocês acompanhem o andamento do desenvolvimento e o que esperar desse novo software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário