19 de fevereiro de 2010

Morte às notificações

Eu sou uma pessoa que gosta de trabalhar com o minímo de distrações possíveis. Eu procuro sempre ter um ambiente calmo e o menos complicado possível para poder me concentrar e fazer o que eu necessito.

Quanto menos distrações melhor. Nada de GMail, Twitter, Orkut e Msn abertos toda hora. Eu simplesmente não conseguiria manter um nível de concentração aceitável para trabalhar se eu estivesse sempre acompanhando todas as mensagens que chegam para mim em todos esses canais de comunicação.

É comum algumas pessoas terem a necessidade de consumir muita informação toda hora, eu mesmo me sinto assim as vezes. Essas pessoas adoram notificações, alertas de tipos variados que mostram que existe algo novo numa de suas inboxes. Dessa forma elas não vão perder nada e vão sempre ser uma das primeiras a saber dos acontecimentos. Isso é demais! Na era da informação temos que agir dessa forma!

Não.

Você não precisa checar a cada 10 minutos seu e-mail, Twitter, Facebook, Orkut, o que seja. Deve ser impossível se concentrar o suficiente para produzir algo bom se você a cada 10 minutos alterna entre todas as suas inboxes para permanecer atualizado.

Algo que ajuda a racionalizar a não necessidade de checar todos os seus canais de comunicação várias vezes por hora é que quando alguém te envia um e-mail ou um reply no Twitter ou scrap no Orkut ele raramente espera que você responda no mesmo minuto. Se você responder uma hora depois ainda vai ficar tudo ok e em muitos casos você pode responder várias horas depois que não vai importar. As chances de alguém que necessita uma resposta imediata sua te enviar um e-mail, tweet, etc. é tão pequena que não vale a pena checar suas inboxes a cada 10 minutos. Você vai sacrificar a sua produtividade por algo irrelevante.

Se tem algo que atrapalha a minha concentração e que me atrai para o lado negro da força de checar inboxes a toda hora são as notificações de novas mensagens. Aqueles balõeszinhos e contadores avisando que algo foi atualizado me distraem totalmente e me levam a parar o meu trabalho atual para checar alguma inbox.

Por isso eu tomo duas decisões para qualquer aplicação que possua algum tipo de contador ou notificação. A primeira é desativar as notificações. Se eu quero ver o que tem de novo eu vou abrir a aplicação, eu não preciso que ela me diga em tempo real tudo que chega, eu não vivo para consumir informações dela a toda hora. A segunda é fechar tudo que possa ter algum tipo de informação que algo novo chegou para mim, por exemplo, a aba do GMail que mostra quantas mensagens novas eu tenho na inbox. Se aparece um "1" ali meu mouse é atraído magicamente para aba, então, eu preciso fechá-la para que ela não me distraia. Depois, quando eu terminar o que eu estava fazendo eu posso abrir o GMail e responder todos os e-mails necessários.

Mantenha-se focado. Se concentre no seu trabalho atual e depois cheque seu e-mail e suas redes sociais. Consumir informações é importante, mas é ainda mais importante produzir seu próprio trabalho.

3 comentários:

  1. Psicologia reversa? Se esse post não tivesse disparado uma notificação, eu não teria lido.

    ResponderExcluir
  2. Discordo em partes.

    Existem pessoas que estão na esperando uma resposta rápida do e-mail.

    O restante, de fato, eu concordo. No âmbito pessoal é completamente desnecessário monitorar o sistemas sociais a cada 10 minutos (por vezes, a cada dia já é demais).

    Muito embora, nós sejamos minoria. A maioria da população não trabalha sempre na frente do computador.

    ResponderExcluir
  3. @Thiagovfar auheauehae, não foi a intenção. Eu espero que a notificação não tenha atrapalhado seu trabalho.

    @Mitre Existem casos sim, mas eles costumam ser raros.

    ResponderExcluir