10 de janeiro de 2010

Chrome, o melhor navegador do Linux

Há um mês atrás foi liberado para Mac e para Linux a versão beta do Google Chrome. Eu já tinha instalado o Chromium, mas nunca tinha usado ele como meu navegador principal. Quando o lançamento do beta foi anunciado eu resolvi dar uma chance e passei a usar o navegador do Google diariamente.

Para mim o Chrome é um navegador melhor em diversos aspectos do que o Firefox no Linux. Eu não esperava que o primeiro beta já possuísse uma estabilidade tão boa e a cada dia que passa eu gosto mais do navegador.

O visual clean do Chrome sempre chamou a minha atenção, eu via a interface minimalista e funcional no Windows e sabia que o Google tinha tomado uma ótima decisão. Acho que o pessoal da Mozilla também pensa assim, vocês já viram os mockups da interface do Firefox 4?

A omnibox, barra de endereço e pesquisa, do Chrome também é fantástica. O Firefox me incomodava com uma certa demora para exibir os resultados, era uma travada rápida da barra de endereço, mas era tempo suficiente para irritar um usuário. Isso felizmente não ocorre no Chrome.

A versão para Linux já veio com suporte a extensões. O Firefox ganha fácil em matéria de extensões, que é um dos pontos fortes do navegador, mas o Chrome dá os primeiros passos para trazer os desenvolvedores para o seu lado. Eu por exemplo já uso extensões do Delicious, Google Tasks e uma para abrir todos os links de email direto no Gmail.

O Chrome também tem alguns problemas. Eu sinto falta da opção de sair e salvar as abas que estão abertas. Você pode ir depois no histórico, mas não é a mesma coisa, isso exige um trabalho extra. É importante enfatizar que eu não usava tantas extensões no Firefox. Eu sei que existem pessoas que usam muitas extensões e que acham difícil se desfazer delas. Esse tipo de usuário pode discordar da minha opinião e achar o Firefox melhor que o Chrome.

Para os desenvolvedores o Chrome traz uma série de ferramentas (Menu da página atual > Desenvolvedor > Ferramentas do desenvolvedor). Eu não sei se as ferramentas do Chrome se comparam as várias extensões para desenvolvedores do Firefox, pois não tenho muita experiência com programação web. O que vocês acham, na visão de desenvolvedor web, do confronto Firefox vs Chrome? Eu gostei muito da visualização das propriedades dos elementos da página, dá para editar e ver em tempo real o resultado.

Vale a pena trocar, essa é minha opinião, mas não é só a minha, o Chrome vem ganhando market share e já ultrapassou o Safari. Se você tem problemas de lentidão e instabilidade com o Firefox como eu tinha faça um teste, instale o Chrome no Linux.

3 comentários:

  1. Aloha,


    Curiosamente você não mencionou a característica que mais me impressiona no Chrome/Chromium: a velocidade. Na minha percepção pessoal e não científica, ele é MUITO mais rápido do que Fx e por isso o tenho usado.

    ResponderExcluir
  2. Yuri,

    Também estranhei você mencionar tão rasteiramente a velocidade, que é o maior atrativo do Google Chrome.

    Quanto à opção de sair e salvar, em Ferramentas → Opções é só ir na barra Básicas e selecionar «Abrir novamente as páginas abertas na últimas vez». Pra mim funciona muito bem.

    Uso diversas extensões do Chrome e não tenho do que reclamar. Uso principalmente Web Developers Tools e o console do Developer Tools (builtin). Arrisco dizer que (aquelas que funcionam) já são tão boas quanto as do Firefox e é apenas uma questão de adaptação.

    []’s
    Cacilhας, La Batalema

    ResponderExcluir
  3. Realmente faltou eu destacar a velocidade do Chrome, ele é bem mais rápido que os outros navegadores. Ainda bem que vocês não deixaram isso passar e complementaram meu post com os comentários :)

    @Cacilhas muito obrigado pela dica, já ativei a opção "Abrir novamente as páginas abertas na última vez"

    ResponderExcluir