28 de janeiro de 2010

Grooveshark - músicas nas nuvens



O Grooveshark é uma aplicação web que toca músicas diretamente no browser. Uma ideia muito conhecida, pegaram uma aplicação existente no desktop e jogaram pra web, nenhuma novidade, qualquer um podia ter pensado nisso. Realmente podia, mas ideias simples com execuções brilhantes podem funcionar muito bem.

Um dos pontos mais fortes do Grooveshark é o seu banco de músicas, tem muitas músicas mesmo. Desde os singles mais conhecidos e lançamentos até covers e bandas undergrounds que eu nem sabia que existia. É só pesquisar pelo nome da música ou artista para receber os resultados que podem ser ouvidos no mesmo instante ou adicionados a sua biblioteca pessoal.

A velocidade do aplicativo também impressiona, as músicas são carregadas rapidamente na minha conexão de 1mb, que nem pode ser considerada top no Brasil, muito menos no mundo. O tamanho de uma música quando conectado a uma banda verdadeiramente larga passa a ser irrelevante. É como carregar uma página web a alguns anos atrás.

As músicas estão nas nuvens, você pode acessá-las de qualquer lugar com conexão à Internet. O Grooveshark funciona tão bem que eu não me importaria em disponibilizar as músicas que eu escuto na Internet para em troca ter acesso a elas em qualquer lugar que eu esteja. Existe um trade-off entre privacidade e a disponibilidade de dados nas nuvens, nesse caso, na minha opinião, vale a pena abrir mão da privacidade.

Muitas questões de privacidade são discutidas atualmente, por causa das redes sociais e da computação nas nuvens. Tem gente que acha um absurdo disponibilizar certos dados, já outras não. Tem empresas também que parecem querer forçar o usuário a abrir mão da sua privacidade, o que é errado. O usuário abrirá mão da sua privacidade se isso trouxer benefícios significativos quando ele estiver usando um serviço qualquer.

Eu estou usando bastante o Grooveshark. Quando eu queria ouvir uma música diferente, que eu não tinha no computador, muitas vezes eu recorria ao Youtube para ver um vídeo com a música, hoje eu procuro no Grooveshark, ele é mais leve e é realmente voltado para música. Ele é ótimo também para compartilhar músicas com os amigos, pois é possível enviar um link que abrirá o Grooveshark tocando uma determinada música. Para finalizar, sua maior utilidade é possibilitar o acesso a um banco muito grande de músicas em qualquer computador que eu use. De longe essa é sua killer feature.

PS: esse post foi escrito ao som de várias músicas, gostaria de compartilhar uma delas, Radiohead - Reckoner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário