24 de setembro de 2010

Minimal Vim - Pathogen, organizando os plugins

Os scripts instalados no Vim ficam todos num mesmo diretório, no Linux o ~/.vim ou no Windows o c:/vimfiles. Dentro dele os scripts são separados de acordo com o seu tipo. Existe uma pasta para scripts que definem a sintaxe de uma linguagem, outra pasta para plugins que cuidam de funcionalidades de um determinado tipo de arquivo, etc.

Essa organização parece boa, mas muitos plugins espalham seus arquivos por vários desses diretórios. Em pouco tempo, ao instalar diversos plugins, a maior bagunça é criada.

Também não é muito prático atualizar os seus plugins. Hoje é comum encontrar scripts do Vim no github, não seria muito bom poder baixar o repositório e atualizar seus scripts pelo git?

Pensando nesses problemas foi criado o Pathogen, ele melhora o gerenciamento dos plugins e facilita a atualização e integração com repositórios. 

Faça o download do pathogen aqui: http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=2332

Para instalar coloque o arquivo na pasta autoload dentro de ~/.vim.

Também é necessário editar o .vimrc. Coloque as seguintes linhas no início do arquivo de configurações:

filetype off
call pathogen#runtime_append_all_bundles()

A primeira linha é necessária para fazer o pathogen funcionar corretamente em algumas distribuições. A segunda carrega os scripts usando o pathogen.

Os plugins agora devem ficar cada um na sua pasta, eles não se misturam mais. Crie um diretório bundle dentro de ~/.vim e para cada plugin você deve criar uma pasta dentro de bundle, por exemplo, para o plugin Command-T crie uma pasta commandt dentro de bundle e coloque todos os seus arquivos dentro.

Você agora pode baixar código de repositórios para dentro da pasta bundle, assim é possível atualizar os plugins com apenas um comando de acordo com o controle de versão que estiver sendo usado.

Apagar um plugin também fica mais simples, basta deletar sua pasta dentro de bundle. Você não precisa mais procurar todos os arquivos que estariam espalhados pelas diversas pastas do ~/.vim.

Se você tinha muitos plugins instalados sem o uso do pathogen vale a pena gastar um tempinho para organizá-los, fica muito mais fácil gerenciar tudo com o pathogen.


Veja outros posts da série Minimal Vim:

2 comentários:

  1. Uma opção bem legal ao pathogen é vim-addon-manager(http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=2905). Substitui o pathogen por ele

    ResponderExcluir
  2. Um artigo bem legal que também cita o plugin pathogen do Steve Losh intitulado "Come home to Vim"
    http://stevelosh.com/blog/2010/09/coming-home-to-vim/

    ResponderExcluir