27 de setembro de 2010

Information junkie

Information Junkie é alguém que frequentemente está ocupado recebendo informações, e as vezes enviando, como um vício. Normalmente essa expressão é usada para pessoas que passam o dia navegando na Internet.

Usar a Internet para se comunicar e colher informações para mim não é ruim. Na verdade a Internet é um meio incrível de comunicação que deve ser explorado. O problema é quando a navegação começa a não fazer sentido e você passa a navegar apenas por navegar.

E-mail, RSS, Twitter, Orkut, Facebook, você preciso verificar sempre tudo isso? Definitivamente não. O tempo livre obtido por evitar se manter 100% atualizado a toda hora pode ser usado para outras coisas, como o trabalho que você deveria fazer e outras atividades que você goste e se divirta realizando.

Entretanto há uma contradição interessante nessa história de information junkie. Existem muitos casos, me incluo neles, de pessoas que descobrem que estão se tornando viciados em informação justamente por que lêem muito e em algum momento encontram um texto parecido com esse. Eu achava bonito dizer que ficava com o Gmail aberto o dia todo.

Talvez seja uma tendência natural. Você entra em diversas redes sociais, assina vários RSS, acompanha listas de discussão, entre outras coisas, para saber sempre das notícias mais quentes e para acompanhar o que outras pessoas interessantes pensam. Depois você descobre que de nada adianta ler muito e não produzir nada ou não ter tempo livre.

É possível que meu post seja um entre os 1000+ não lidos no seu Google Reader. Se for, comece a pensar bem em reduzir suas fontes de informações, elas já passaram do limite. Quem sabe até você não precise ler esse blog, sério, se o que escrevo não estiver sendo útil para você pode cancelar a inscrição, eu não vou ficar chateado :)

O importante é perceber que algo está errado e depois mudar para se sentir livre deixando de ser escravo das suas fontes de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário