10 de setembro de 2010

Minimal Vim - Alternando entre buffers

O Vim separa diferentes documentos abertos em buffers. A primeira vista quando você abre um novo documento ele parece sobrescrever o arquivo anterior, mas na verdade foi criado um outro buffer e o arquivo que você estava editando anteriormente continua aberto. Não existe nenhuma indicação clara que mais de um arquivo está aberto, isso pode parecer ruim, mas a interface limpa sem abas ou barras laterais acaba sendo algo positivo.

Procurando a melhor solução para alternar entre os buffers eu primeiro testei os comandos nativos do Vim. Existem vários, algumas configurações no .vimrc talvez os tornassem mais práticos, mas o fato de existirem diferentes comandos para listar e abrir os buffers me fez procurar alguns plugins que facilitassem essa tarefa.

O popular plugin BufExplorer foi a melhor solução que eu encontrei. Ele é fácil de usar e não acrescenta nenhuma poluição visual a interface. O Vim continua limpo como ele deve ser.

Faça o download do BufExplorer aqui: http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=42

Para instalar apenas extraia o arquivo no ~/.vim, se você estiver no Linux, ou c:/vimfiles, se você for usuário do Windows.

O comando para acessar o BufExplorer é o :BufExplorer, mas não é prático digitar isso toda vez que for necessário mudar para outro arquivo. Vamos criar um atalho no .vimrc, ctrl+b abrirá o BufExplorer:

nnoremap <c-b> :<c-u>BufExplorer<cr>

O BufExplorer toma toda a tela com a lista dos buffers abertos. Seu uso é muito simples. Para mudar para um arquivo basta colocar o cursor na sua linha e pressionar enter. Grande parte do uso do do BufExplorer se resume a pressionar ctrl+b, usar as setas para cima e para baixo para escolher o buffer e pressionar enter. Para fechar um buffer pressione d e para sair do BufExplorer use a tecla q.

Existe ainda um atalho padrão do Vim que eu uso bastante, o ctrl+6. Ele alterna para o último buffer editado. É uma funcionalidade simples que pode ser usada para alternar rapidamente entre dois arquivos.

Experimente os atalhos aos poucos, mesmo com o meu esforço para reduzir o número de comandos necessários para usar o Vim, apenas a prática vai fazer o uso do editor ser natural. Continuem acompanhando a série Minimal Vim, pratiquem e adaptem o que foi aprendido às suas necessidades.

Veja outros posts da série Minimal Vim:


Um comentário:

  1. Legal também é o atalho para o arquivo alternativo

    Ctrl-6

    O arquivo alternativo é o arquivo anterior
    para acessa-lo em outra janela

    Ctrl-w Ctrl-6

    ResponderExcluir