20 de agosto de 2010

Minimal Vim

Eu gosto do Vim. Já tive problemas com ele, mas sei que ele possui ótimas ferramentas que o tornam um poderoso editor, a grande dificuldade é aprender a usá-las. O Vim é diferente, seus atalhos são estranhos, sua interface é basicamente só texto e você precisa digitar i para começar a escrever.

O Vim não cabe na sua cabeça. Ele fornece muitas possibilidades para que o usa. O editor é totalmente configurável e existem diversas maneiras de estendê-lo através de plugins. São tantas coisas novas e são tantas opções que um novo usuário fica facilmente perdido.

Por que muita gente ainda usa o Vim se ele é tão mais difícil que os outros editores? Eu acredito que depois de um bom tempo usando o editor, o que era estranho vai se tornando natural. Outro motivo importante é a customização, ao longo do tempo os usuários vão ajustando o Vim de acordo com suas necessidades e ele passa a funcionar melhor que qualquer outro editor poderia funcionar. 

Dominar o Vim leva tempo, ele é muito complicado para ser absorvido rapidamente. Isso é verdade em muitos casos, mas eu resolvi tentar uma abordagem diferente na hora de usá-lo. Eu estou tentando limitar o uso das funcionalidades, focando no que é mais importante, para que eu consiga aprendê-las. Se eu leio como fazer 100 coisas diferentes no Vim e depois vou tentar fazer, com certeza eu vou esquecer grande parte do que eu li antes mesmo de usar. Além disso, estou customizando o Vim e aprendendo alguns truques para tornar o seu uso muito mais simples.

Eu compartilharei tudo aqui no blog. Mostrarei plugins interessantes e como usá-los de forma eficaz, configurações que vão ajudar a fazer o seu trabalho de forma mais rápida e alguns truques aprendidos. Espero ajudar a todos que assim como eu gosta da interface minimalista do Vim, sabe do poder do editor, mas sempre se sentiu repelido por toda sua complexidade.

Veja os posts da série:

4 comentários:

  1. Boa iniciativa.... Eu estou sempre tentando começar a trabalhar no Vim, mas depois esbarro com algumas dificuldades e volto ao Gedit....

    Estamos aguardando esses artigos sobre o Vim. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tem também o GVIM, que adiciona interface gráfica para a maioria dos comandos do VIM. É bem interessante pra aprender os comandos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Yuri, parabens pelo post.
    Vou usário do vim a certa de 5 anos...Acredito que o poder no vim esta no fato dele ser executado pela shell. Sou programação de sistemas embarcados C/C++ e sempre estou em contato com uma shell, mexendo arquivos de configuração entre outros... E fica natual para mim a programação em vim.
    E relato tambem que isto acontece com outros programadores da minha area...
    Enfim...o vim é poderoso pela sua expansibilidade...mas acredito que a grande vantagem mesmo é o contato com a shell...
    Enfim abraços...e parabens pelo Blog...

    ResponderExcluir
  4. Ze Carlos, tenho certeza que você não é o único. Espero que meus posts te ajudem.

    Thiago, eu uso o GVim, mas não uso os menus dele. Eles podem ajudar quem está começando, mas depender de menus não é uma boa em nenhum editor.

    Alan, valeu :D O contato com o shell é importante, eu também uso o Vim quando estou acessando outra máquina via SSH, por exemplo. Entretanto as minhas próximas dicas serão voltadas para quem usa ou quer usar o Vim como o principal editor para programar, esteja a interface gráfica disponível ou não.

    ResponderExcluir