23 de agosto de 2010

Minimal Vim: minhas configurações

Antes de começar a falar mais profundamente sobre como eu estou usando o Vim é bom deixar claro para todos que eu uso no meu computador o Ubuntu mais recente, o 10.04, com o GNOME. A versão do Vim utilizada é a 7.2, mas eu não estou usando o Vim puro direto no terminal, eu estou usando o GVim. 

Diferente do que muitos possam pensar, eu não uso o GVim para ter acesso aos seus menus, eu até removi todos eles. O principal motivo para usar o GVim é ter um programa específico que rode apenas o editor. Eu acho melhor ter um ícone na barra de tarefas apenas para ele. O GVim também tem melhor suporte a cores e a alguns efeitos.

Para remover o menu e a barra de ferramentas adicione as seguintes linhas ao .vimrc, o arquivo de configuração do Vim:

set guioptions-=m
set guioptions-=T

Usuários do Windows e do OS X, se tiverem alguma observação sobre algo que funcione diferente nesses sistemas operacionais, eu agradeço muito uma contribuição nos próximos posts através dos comentários para alertar os leitores.

2 comentários:

  1. Yuri,

    Se é só pra ter um atalho específico pro Vim, não bastaria criar um atalho do tipo:
    gnome-terminal -x vim

    Ou, melhor ainda, se você usa o Terminator (se não usa, baixe, é sensacional):
    terminator -x vim

    ResponderExcluir
  2. Esse problema é bem pessoal, pois eu uso o Docky e gosto de ter o ícone do GVim no dock para identificar o editor.

    Se eu usar o Vim no terminal o Docky vai mostrar o editor como outro terminal qualquer, isso me confunde.

    ResponderExcluir