16 de agosto de 2010

Menos e-mail, mais tempo.

A duas semanas atrás eu resolvi fazer uma experiência. Eu era daqueles que ficava com o Gmail aberto quase sempre. Mesmo odiando alertas que me atrapalhavam muito eu continuava sempre deixando uma aba do Gmail no navegador, a qualquer momento eu clicava e via minha inbox. Minha experiência consistiu em checar o e-mail apenas algumas vezes ao dia e depois fechar a aba do navegador.

Eu já ouvi muitas pessoas recomendado não checar os e-mails como a primeira atividade do dia. Eu decidi seguir essa sugestão. Eu sempre resolvia alguma coisa antes de verificar minha inbox. O bom de tudo isso era que eu não me preocupava com e-mails que poderiam ter chegado antes de resolver algo importante. Eu simplesmente fazia algo que tinha que ser feito, sem ficar pensando em outra coisa.

Durante o dia eu passei a checar o e-mail aproximadamente de 2 em 2 horas. 9:00, 11:00, 14:00, 16:00, e mais uma ou duas vezes a noite. Esses horários não eram exatamente fixos.

O motivo principal para ficar com o e-mail sempre aberto era não perder nada urgente, toda informação chegava e eu acompanhava em tempo real. Entretanto, durante essas duas semanas, checando o e-mail de 2 em 2 horas eu não perdi nada, não existiam e-mails urgentes que precisassem de uma resposta tão rápida. Pensando bem, dificilmente existirão. Eu ainda acredito que se esse intervalo fosse maior eu também não perderia muita coisa. Isso trouxe um certo alívio, eu não preciso me preocupar muito com os e-mails.

Checar menos minha inbox me trouxe bem mais tempo e o mais importante foco no que eu estou fazendo. A aba do Gmail tinha algo que atraía meu mouse, principalmente se tivesse um número indicando e-mails não lidos.

A primeira semana da experiência foi meio incômoda. Eu frequentemente tinha vontade de olhar os e-mails, mas eu sempre me policiava e acaba evitando abrir. Já na segunda semana foi ficando mais fácil e eu várias vezes esquecia que estava chegando o horário de ver minhas mensagens.

Com certeza eu vou continuar com essa sistema de checagem de e-mails e pretendo aumentar o intervalo de tempo entre um login e outro no Gmail. Quem tá precisando se concentrar essa é uma dica boa: feche o seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário