1 de junho de 2010

Experiência de trabalho ainda na faculdade

Esse post é voltado para pessoas da área de computação, principalmente para quem faz software, pois essa é a área que eu estou inserido e a qual eu tenho certeza que o texto abaixo é válido.

Ainda bem que a Internet existe. Um meio tão democrático, que aproxima e que torna as pessoas um pouco mais iguais. Eu tenho acesso as mesmas informações que um estudante americano ou indiano e eu tenho acesso as mesmas ferramentas que os criadores de várias startups famosas. Você também tem isso, você está na rede.

Se nós temos tudo nas mãos, por que não fazer? O que falta?

Falta sair um pouco da zona de conforto e tentar algo diferente. Você não precisa seguir aquela linha previsível: entrar na faculdade, se formar e arranjar um emprego. Você tem tudo nas mãos para começar a fazer já.

Você pode ter grandes experiências ainda na faculdade. Algumas disciplinas são o início de projetos interessantíssimos, basta você se dedicar para fazer algo bem feito. O seu projeto pode transcender a disciplina e virar algo maior.

Você também pode criar projetos por conta própria. É muito fácil transformar uma ideia em realidade com as ferramentas que temos. O Tweet New Albums, projeto sobre o qual eu venho postando ultimamente, foi criado a partir de uma ideia simples, algumas poucas horas de programação e a infra-estrutura do appengine do Google. Colocar essa ideia no ar custou apenas o meu esforço, nada mais.

Ainda existe a possibilidade de contribuir com projetos existentes, os softwares livres estão aí. Por que não ajudar e receber como retorno uma experiência diferente do que você conseguiria se apenas estudasse para provas?

Isso funciona? Lógico. Ter projetos reais funcionando engrandecem bastante os currículos de recém-formados. Se alguém recebe uma dezena de currículos de pessoas que acabaram de sair da faculdade, como ele vai diferenciar essas pessoas? Um projeto seu pode contar muitos pontos.

O que você está esperando para começar a criar algo novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário