31 de maio de 2010

Onisciência nas redes sociais

Um assunto que me chama bastante atenção atualmente na Internet é a produção e consumo dos streams de informações na rede. Cada vez mais usamos a Internet como nossa fonte principal de informações, as mídias tradicionais estão perdendo espaço.

Existe tanta informação na Internet que consumi-las acaba se tornando uma espécie de vício. Existe um sentimento que deixar de ler algo que está disponível vai nos deixar desatualizados, quando muitas vezes o assunto que foi deixado para trás nem era importante.

Isso causa um problema, pois queremos saber tudo sobre todas as coisas e sobre todas as pessoas. Logo percebemos a inviabilidade disso, pois surgem novos streams sociais, mais pessoas entram nesses serviços, mais conteúdo é produzido e o seu dia continua com 24 horas.

Você quer passar o dia todo acompanhando a vida dos outros? E a sua? Também é bom desfrutarmos dos nossos próprios feitos. Por isso eu gosto tanto de monotasking para pessoas, de poucas distrações, etc. Não precisamos saber da vida de todo mundo a todo momento, e se fizermos isso vamos esquecer da nossa vida e de fazer coisas importantes para nós mesmos.

Eu acredito que precisamos rever a maneira como estamos consumindo os streams sociais. Não me parece correto ter vários serviços com informações redundantes e com notificações pipocando a nossa frente. É como se hoje apenas jogassem todas as informações dos streams, do jeito que elas são, na nossa cara. Cadê o google dos streams sociais para organizar tudo isso?

2 comentários:

  1. Grande Yuri!

    Assisti a uma (excelente) palestra sua na III Semana da Computação na UFPB e aspectos como o design dos slides, a forma de apresentar, ser um líder de um projeto Software Livre, citar a palestra do Steve Jobs e como ele "juntou os pontos" e ser adepto da filosofia "a simplicidade é o último grau da sofisticação" me fez virar fã seu logo de cara :P

    Hoje eu estava navegando em uns blogs de um pessoal aqui da UFPB e acabei achando o seu. Muito bom, parabéns :D

    Ultimamente eu realmente tenho percebido que estou perdendo muito mais tempo com redes sociais do que eu gostaria. O pior é que não é nem a questão do tempo total que eu passo em tais redes, mas sim os momentos em que eu as acesso.

    E cada rede acaba criando suas próprias "timelines" e o conteúdo gerado aumenta muito. Isso, aliado com aquela velha sensação que você citou de querer saber tudo sobre todas as coisas, torna o meu dia menos produtivo.

    Um caso típico disso é quando eu viajo ou por algum motivo passo uns 3 ou 4 dias sem acessar a Internet e quando volto tem dezenas de tweets não lidos na minha timeline. Eu ainda não consigo ignorar aquilo e seguir em frente. Toda vez eu TENHO que ler tudo que perdi!

    Ou então mesmo o seu blog. Conheci ele agorinha, mas como eu TENHO que saber TUDO, acabei lendo o "arquivo" até 2008 mais ou menos.

    Reeducação de hábitos e costumes é algo muito difícil :/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras. :D

    Saiba que você também faz coisas legais, seu site com estatísticas dos aprovados da UFPB é muitíssimo interessante.

    Pra mim existe um problema na forma de acesso as informações das redes sociais. Existe o problema da redundância, isto é, vários streams com as mesmas informações, e existe esse problema que você citou de passar alguns dias fora e na volta você precisar ler tudo, pois pode ter perdido algo importante.

    Não existe uma maneira inteligente de consumir as informações mais relevantes, tudo está numa timeline. Ela é fácil de entender, a lógica temporal é boa, mas a timeline é burra, todo conteúdo é jogado a nossa frente.

    ResponderExcluir