8 de setembro de 2006

Mini-System no Ubuntu

Normalmente quando pensamos em ligar algo um tanto quanto incomum no linux ficamos com um pé atrás. A primeira coisa que vem na cabeça é que vamos precisar compilar drivers ou na pior das hipóteses não conseguir fazer funcionar certo periférico.

Há alguns dias pensei em ligar o mini-system Gradiente AS-M 550 no linux, como a maioria dos aparelhos ele vem com o cd com drivers apenas para o windows. Eu pluguei o cabo usb do mini-system no pc sem muitas esperanças, mas foi aí que o Ubuntu me surpreendeu. No cantinho da tela aparece um aviso de que ele detectou o mini-sytem como uma outra placa de som e ainda mostra os passos pra configura-la. A configuração é muito fácil, é só ir em Sistema>Preferências>Som e trocar a placa de som padrão. Com isso tudo passa a funcionar normalmente e sem precisar instalar nada.

Viram como as coisas podem ser fácil no linux, é só pensar um pouco no usuário, desenvolvendo soluções para que qualquer um consiga usar e acabar um pouco com pensamento que linux é exclusivo para geeks.

2 comentários:

  1. É bom ver que esse minisystem da gradiente funciona mesmo no linux... Mas aqui em casa tive um pequeno problema: instalei o linux-mint, uma distro baseada no ubuntu, mas com alguns pacotes extras, nada demais. Tudo ok, apareceu mesmo a "placa de som" nova, do meu AS-M550, mas o som não sai de jeito nenhum... Já coloquei todos os controles de volume no máximo, e nada... você tem idéia do que eu possa fazer?

    valeu!

    ResponderExcluir
  2. Que estranho, parece que você fez tudo certo. Só uma pergunta, tu colocou o minisystem no modo USB-PC? Tem um botão nele pra mudar para esse estado, se não, não sai som de jeito nenhum mesmo.

    ResponderExcluir