26 de novembro de 2006

Screencast!

O screencast atualmente está em alta. Você pode encontrar tutoriais, demonstrações de recursos de um programa ou qualquer outra coisa que apareça na tela de um computador em formato de vídeo. Não é por menos, o fato de você está vendo, e muitas vezes também ouvindo, o que está realmente acontecendo faz com que a assimilação do conteúdo seja muito melhor. Como diria a velha máxima: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, imagina um video então :P.

Muitos dos screencasts que eu via pela rede usando linux eram sempre exportados para um formato .swf (proprietário). Então vinha na minha cabeça a seguinte pergunta: Não existe nenhum programa para capturar tela de bom nível para linux? Até que existe, mas nenhum muito amigável, sempre era algo por linha de comando (nada contra ela), ou outros que precisavam de instalações nada triviais.

Com a filosofia do Ubuntu em mãos venho apresentar um software um pouco mais humano, seu nome é recordmydesktop (mais claro impossível). Ele funcionou muito bem aqui e ainda por cima gravou em formato .ogg para ninguem botar defeito. Ainda falando em software para seres humanos eu não poderia deixar vocês na mão tendo que compilar o código fonte. Se é para ser fácil vamos ser por completo. No fórum internacional do ubuntu foram hospedados os pacotes para a versão Edgy Eft no seguinte post: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=294605, nesse post também podem ser encontrado alguns vídeos criados com o programa.

Agora com essa ótima ferramenta em mãos quem sabe os próximos tutoriais não venham com uma versão em vídeo? Ou melhor quem sabe eu não recrie os tutoriais antigos dessa nova forma?

Um comentário:

  1. Deixo aqui para voce um link para o Tux dum artigo que fiz sobre screencasts, penso ser útil pro seu artigo.
    http://tuxvermelho.blogspot.com/2006/08/screencasts-valem-mais-que-muitas.html

    Gostei do seu blog

    Abraço

    ResponderExcluir