26 de novembro de 2006

Vim: manipulando abas

É fato que o suporte a abas na versão 7 do Vim foi um belo avanço e veio para ajudar a todos que usam esse poderoso editor. Mas também é fato que o vim puro não é muito amigável e ficar digitando :comandos toda hora não é muito prático, nem rápido.

Para tornar nossa convivência com as abas um pouco mais fácil nada como criar os bons e velhos maps no .vimrc.

Pensando em abas eu lembrei logo do navegador mais popular no mundo Linux, o Firefox. Quais os atalhos usados no navegador para manipular abas?

Ctrl+Tab -> Alterna entre as abas
Ctrl+T -> Cria nova aba
Ctrl+W -> Fecha aba atual

Acredito que esses atalhos são bem populares entre os usuários do Firefox, por isso pensei em reproduzir os mesmos no Vim. Entretanto os mais familizarizados com editor sabem que o Ctrl+T já é um atalho existente, o qual adiciona um Tab a linha atual, então resolvi trocar a combinação de teclas para abrir uma nova aba. Os meus atalhos ficaram da seguinte forma:

Ctrl+Tab -> Alterna entre as abas
Ctrl+O -> Cria nova aba (o “O” foi de open)
Ctrl+W -> Fecha aba atual

E para criar esses novos atalhos para o vim é preciso adicionar as seguintes linhas ao arquivo .vimrc, que fica na sua pasta home:

” Mapeamento para manipulação de abas
map :tabnext
imap :tabnexti
map :tabnew
imap :tabnewi
map :tabclose
imap :tabclosei

Pronto está dada a dica e espero que tenham entendido e gostado da ajuda para agilizar um pouco a edição de textos com o vim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário