14 de novembro de 2006

Iluminando fotos no Gimp

É horrível quando tiramos várias fotos e quando descarregamos no computador vemos que as fotos estão um tanto escuras. Vários problemas podem acarretar uma mau iluminação na imagem, mas nem tudo está perdido, o Gimp pode melhorar e muito a qualidade de suas fotos escuras.

Muitas pessoas tentam aumentar o brilho, mexer no contraste e em outros controles sem entender muito bem o que estão fazendo. Essa pode ser uma maneira de clarear a imagem, mas com certeza não é mais eficiente. A melhor maneira de fazer isso, seja no Gimp ou em qualquer outro programa, é fazer alterações nos níveis das cores.

Para ajustar os níveis de cores da sua foto no Gimp siga os seguintes passos:

  1. Abra a foto escura
  2. Clique em Camadas>Cores>Níveis
  3. Clique no botão “Automático”
  4. Faça alguns ajustes manuais em “Níveis de entrada” com o canal “Valor” e/ou nos outros canais também.

Os 3 primeiros passos são sempre bem diretos, mas o quarto passo é algo mais subjetivo, você pode ir mudando os valores e ver como vai ficando a foto, se o resultado lhe agradar é só clicar em Ok e tudo está resolvido :D

Vou postar o resultado que eu obtive com uma imagem. É importante salientar que a imagem original era bem iluminada, no próprio Gimp eu diminui o brilho e o contraste gerando a imagem escura. A terceira foto foi gerada depois do processamento descrito acima, notem as semelhanças e as diferenças da imagem original.

Imagem original:

Imagem original

Imagem escura:

Imagem escura

Imagem iluminada:

Imagem clareada

Uma observação que eu gostaria de fazer é a seguinte, as vezes a imagem não está numa qualidade muito boa e o resultado do processamento pode danificar um pouco a imagem fazendo com que certas imperfeições sejam realçadas. Uma dica para amenizar o problema é a aplicação de algum filtro do tipo Blur para suavizar as imperfeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário