27 de outubro de 2006

Primeiras horas no Edgy

A nova versão do Ubuntu, codename Edgy Eft, saiu ontem e no mesmo dia sai correndo para baixá-la. Diferentemente do Dapper eu não usei versões beta do Edgy, então com o CD em mãos resolvi fazer uma instalação do zero.

Primeiramente fiz backups dos arquivos pessoais da pasta /home, mesmo tendo ela em partição separada nunca se sabe o que pode acontecer. Eu levei algum tempo selecionando arquivos, gravando coisas no DVD e copiando arquivos no outro computador, e como já era um pouco tarde resolvi deixar a instalação para hoje.

Coloquei o Live-CD no driver, reiniciei o computador como de costume e parti para uma instalação muito semelhante as que eu tinha feito do Dapper em outros computadores. Eu estava preocupado em como manter a pasta /home intacta, mas fiquei tranquilo quando vi que era só selecionar para não formatar a partição.

Toda instalação ocorreu bem, depois foi só reiniciar o computador, tirar o Live-CD e iniciar o Ubuntu Edgy Eft.

Até agora o sistema ta rodando muito bem mesmo, nada de anormal aconteceu e por enquanto estou baixando programas que costumo usar com maior frequência. O que me impressionou positivamente até agora foi o Firefox 2.0, muito bonito, a renderização das fonts está ainda melhor e parece não ter ficado mais pesado, e o Gnome novo, está mais rápido e até o Alacarte está mais leve (quem diria? :P).

O próximo passo depois de alguns downloads será a instalação do driver beta da nvidia para testar o Aiglx e o Beryl. Espero que tudo ocorra bem. Em breve posto mais sobre as aventuras no Ubuntu novo :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário