5 de outubro de 2006

Instalando o JRuby no Ubuntu

Com a notícia que a Sun tinha contratado os criadores do JRuby achei que a coisa deve ser boa mesmo e me interessei em dar uma olhada nele para tentar usar algumas das inúmeras bibliotecas que existem para Java. A primeira coisa que fiz foi baixa-lo, mas logo vi que não existiam instruções específicas para instalação no Ubuntu.

Pesquisei e perguntei no fórum do RubyonBr e o pessoal conseguiu me ajudar. Com as informações que eu juntei resolvi criar um how-to ensinando como instalar o JRuby no Ubuntu e assim ninguém vai precisar sair perguntando e fuçando o google por algumas horas.

Para começar faça o download do JRuby: dist.codehaus.org/jruby/jruby-bin-0.9.0.tar.gz e descompacte o arquivo em um diretório a sua escolha.

Agora você precisa setar duas variáveis no sistema, JRUBY_HOME e JAVA_HOME. O JRUBY_HOME deve conter o diretório onde você descompactou o JRuby, para isso digite no terminal:

export JRUBY_HOME=/diretorio/do/jruby

A variável JAVA_HOME deve apontar para o diretório onde está o JDK. Eu consegui rodar o JRuby com o Java 1.5 da sun e o diretório dele no Ubuntu é /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.06. Logo para setar a variável digite no terminal:

export JAVA_HOME= /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.06

Outro passo importante é criar um link para o jruby dentro da pasta /usr/bin, dessa forma você poderá executar o jruby apenas digitando o nome no terminal em qualquer diretório que você esteja. Para isso digite no terminal:

cd /usr/bin
sudo ln -s /diretorio/do/jruby/bin/jruby

Para testar se tudo está funcionando bem entre no diretório /bin dentro da pasta do JRuby. Nela você encontrará vários executáveis incluindo o jirb, o shell interativo do JRuby. Para executa-lo digite:

./jirb

Agora você pode testar os comandos suportados pelo Ruby como se estivesse no irb.

Ainda não fiz os testes que eu queria com o JRuby, mas em breve postarei alguns resultado obtidos com ele e comentarei sobre alguns pontos que chamarem atenção tanto positivamente quanto negativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário