14 de maio de 2010

Software livre, isso não tem a ver com guerras

Eu me impressionei semana passada com alguém ainda chamando a Microsoft de inimiga e dizendo que a missão do Software Livre era distruir a empresa de Redmond. Eu me senti voltando no mínimo uns cinco anos na minha vida.

Patentes e código fechado de certa forma são ruins. Isso tudo é conhecimento não disponível e que não pode ser usado pelas pessoas do planeta.

Por outro lado, não podemos dizer que o código fechado e patentes não trazem inovação. A Apple, uma das empresas mais fechadas do mundo, até mais que a Microsoft, sempre nos impressiona com produtos brilhantes que talvez não fossem concebidos se toda uma comunidade estivesse envolvida.

Eu não quero entrar na discussão a respeito de modelos de desenvolvimento, se é melhor construir software livre ou fechado. Isso pode ser assunto de outro post, talvez. A questão principal aqui é o conhecimento.

O que é muito bonito no software livre é a disponibilização de conhecimento e a construção de mais conhecimento em cima dos ombros de outros pessoas. Software livre tem a ver com construir, compartilhar e evoluir, não com guerras contra empresas "do mal". Isso é uma grande besteira.

Infelizmente nem sempre compartilhamos nosso conhecimento com os outros, os motivos podem ser diversos, mas por favor não digam que a culpa é de uma empresa X ou de um sistema operacional Y. Se você quer lutar, lute pelo compartilhamento de conhecimento, independentemente de ser código-fonte. Compartilhe, ensine ou melhore algo, esse movimento vai muito além dos softwares.

2 comentários:

  1. Ihh...isso é discussão "pra mais de metro"...
    A culpa não é de empresa X, eu concordo, mas é inegável como a Mico$oft pisa na bola.
    A culpa mesmo é de patentes absurdas, como um dock na área de trabalho, por exemplo. Concordo que o compartilhamento p2p <<risca isso - de conhecimento é a única coisa perceptível de que a raça humana está evoluindo além de meros macacos colecionadores.
    Quanto a M$ e empresas afins, basta ignorar, mas manter os olhos abertos sobre o que andam falando do software livre.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que ficar levantando bandeira contra a tecnologia X ou a empresa Y é só uma desculpa pra os posers poderem ter algo com o que gritar. Distribuir conhecimento, ensinar e ajudar (seja na vida real ou nos fóruns da internet) é muito mais benéfico para uma comunidade do que ficar falando mal do Windows. Eu mesmo uso o SO do tio Bill assim como também não abro mão de certos programas de SL como o Inkscape, Scribus e outros.

    ResponderExcluir