18 de maio de 2010

Fazer algo simples não é fazer algo fácil

Muito se fala em simplicidade, em KISS, em less is more, em minimalismo, etc. Por que?

Porque as coisas estão cada vez mais complexas. As pessoas realizam tarefas cada vez mais complicadas usando tecnologias absurdamente complexas. Não podemos, nem conseguimos entender profudamente todas as coisas que estão a nossa volta, cada vez mais precisamos de abstrações. Por exemplo, se eu quiser esquentar alguma comida, eu não preciso saber como um micro-ondas funciona, eu apenas preciso saber que posso esquentar comida usando ele, qual o tempo e potência necessários para esquentar o que eu quero, como definir o tempo e potência e onde fica o botão de ligar.

Mais simples é mais fácil de usar, não necessariamente de fazer. É um engano associar algo complexo a algo bom e desmarecer o simples por achar que é simplista. Muitas vezes uma solução simples para quem vai usar é muito complicada para quem vai fazer e por isso que só aparecem soluções complicadas. Fazer algo parecer simples pode ser muito difícil.

Não se engane, falar ou fazer algo rebuscado não te faz mais inteligente, mas com certeza fazer algo complicado parecer fácil é uma vitória de uma mente muito capaz.

4 comentários:

  1. Originalmente seria: Keep it as simple as possible
    e os "s" seriam dos "as". Pelos é isso que reza a história.

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido. Quanto mais simples para o usuário, mais complexo pode ser para o desenvolvedor.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto é kiss, e bem convincente :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!

    Taí uma palestra interessante sobre Simplicidade: http://www.ted.com/talks/lang/eng/george_whitesides_toward_a_science_of_simplicity.html

    ResponderExcluir