17 de novembro de 2010

Produtividade para quê?

Existe uma busca constante por uma maior produtividade pelos trabalhadores, temos tantas coisas para fazer e tão pouco tempo para nossas atividades que ser muito produtivo se tornou fundamental. Existem vários métodos espalhados em blogs, livros, etc, que tentam ajudar as pessoas que parecem não ter tempo suficiente para o que querem fazer.

Você já parou para pensar o motivo da busca por mais produtividade? O ponto principal é ter mais tempo, é comum reclamar do tempo, do dia com 24 horas.

Para que ter mais tempo? Para trabalhar ainda mais? Se antes era possível entregar um projeto em uma semana você agora quer entregar três projetos no mesmo espaço de tempo? Isso não funciona muito bem.

O que eu percebo é que é possível sim realizar um trabalho em muito menos tempo se você seguir algumas técnicas, mas dificilmente você conseguirá manter o ritmo altamente produtivo durante o dia todo.

Então o que fazer?

Você ganhará tempo sendo produtivo. Se um trabalho levava três horas para ser feito e você termina em uma, agora você tem duas horas livres. Se sua mente não consegue manter o ritmo altamente produtivo pelas três horas, então aproveite para fazer outra coisa. Sua vida não é só trabalho.

A produtividade não serve para você ter mais tempo para preencher com mais trabalho, ela serve para você ter mais espaços vazios para fazer atividades diferentes. Serve para você passar o feriadão desligado e não se preocupar com o que tem que fazer no dia útil seguinte, pois você sabe que terá tempo. Serve para você ter tempo para se exercitar, para desenvolver um hobby e para se relacionar com pessoas. Serve para você ter mais tempo para você.

3 comentários:

  1. Tão bom quanto o post sobre Information Junkie. Gosto dos posts desse estilo que aparecem por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado :) Novos posts assim aparecerão em breve.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhe pra viver, não viva pra trabalhar!

    ResponderExcluir