22 de novembro de 2010

Construindo a Biblioteca de Babel

A Biblioteca de Babel é um conto do escritor argentino Jorge Luis Borges. Nele Borges descreve uma biblioteca que possui livros com todas as combinações possíveis de letras, espaços e sinais do pontuação. Obviamente na biblioteca existe uma imensa quantidade de livros sem sentido, mas ela também possui todos os livros já escritos em qualquer que seja a língua e todos os livros que ainda serão escritos!

Imaginar o tamanho físico dessa biblioteca foge a capacidade da minha imaginação, no máximo posso dizer que seria algo infinitamente grande. O trabalho de procurar um livro revolucionário nesse espaço todo valeria a pena? Quantos homens não morreriam tentando encontrar apenas um livro que fizesse sentido na Biblioteca de Babel?

Se você não pode achar não adianta, ou numa versão atual, se não está no Google não existe. O conteúdo da Biblioteca de Babel é descomunal, assim como o conteúdo da Internet.

Qualquer pessoa pode escrever um blog e publicar seus textos? Quanta besteira não vai surgir. Algumas pessoas reclamavam disso tempos atrás, talvez reclamem até hoje. Mas da mesma forma que a biblioteca de Borges tinha muito lixo e os livros mais brilhantes, a Internet também tem muita coisa que pode ser jogada fora e materiais tão brilhantes que não existiriam se as pessoas não tivessem a capacidade produtiva que a tecnologia atual permite.

Então parem de reclamar do ruído.

Diferente da Biblioteca de Babel o conteúdo da Internet é digital e manipulável. Com isso nós conseguimos extrair ordem a partir do caos. Agradecimentos especiais ao Google e redes sociais.

Imaginem se a Biblioteca de Babel fosse indexada e filtrada. Não teríamos palavras para descrever os resultados disso. Então vamos continuar fornecendo cada vez mais meios de publicação para as pessoas, não é ruim que elas estejam gerando conteúdo na Internet a todo momento, estamos construindo nossa pequena Biblioteca de Babel. Mas também vamos trabalhar para não acabarmos na inutilidade da biblioteca fictícia de Borges, afinal, ninguém quer morrer antes de concluir uma pesquisa na Internet, muito pelo contrário, nós queremos cada vez mais resultados relevantes e relacionados de uma maneira fácil e em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário