12 de novembro de 2010

O navegador antissocial

Essa semana muitos sites de tecnologia nacionais e internacionais anunciaram o lançamento do RockMelt, um navegador social. Nele você se conecta e interage facilmente com seus contatos através das redes social.

Wow! Que massa... err, não.

Isso me levou a brincar no Twitter dizendo que ia desenvolver um navegador anti-social, no qual você apenas podia trabalhar, nada de procrastinar.

Apesar do tom de brincadeira, o que eu disse faz todo sentido. Muitas vezes nós queremos simplesmente trabalhar. Imagine se a todo momento no trabalho você além de fazer suas tarefas também fique conversando com três colegas. Acho que ninguém faz isso ou pelo menos ninguém que queira terminar o que tem que fazer. 

Conversas reais ou virtuais são interrupções que vão te atrapalhar durante o trabalho. Da mesma forma que é bom se concentrar num ambiente real, também é bom se concentrar no computador. Pensando assim o navegador anti-social poderia ser bem mais útil que o RockMelt.

O navegador social me parece apenas um caso de evolução da tecnologia apenas por que ela pode evoluir, não importando a real utilidade. Se é possível integrar redes sociais no browser então vamos fazer, mas será que as pessoas precisam disso?

Isso não é raro, muitos desenvolvedores adoram criar algo apenas por ser possível ao invés de tentar criar algo que seja útil mesmo que ele não saiba a viabilidade.

Um comentário:

  1. Esse navegador vai ser PERFEITO...

    ...para aquelas pessoas que utilizam o PC exclusivamente para ficar no msn, twitter, orkut, facebook, cafe mania, fazenda, colheita feliz ...

    Falando sério, conheço umas 5 pessoas assim, que não utilizam o pc de forma produtiva. Nao desenvolvem trabalhos/pesquisas, nao fazem uma leitura em sites de noticias, nada. So orkut, facebook, twitter e msn. Tirar fotos fazendo poses com a lingua pra fora ou fazendo biquinho rsrsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir